Erros de Backup do Software

Embora fazer o backup de dados da fita seja um passo essencial para qualquer procedimento de segurança de dados de TI, nem sempre o funcionamento do backup é verificado. Mesmo não havendo um erro no backup, existe uma chance de, caso uma restauração seja necessária na sequência de um problema do servidor ou de um problema com o RAID, não ser possível restaurar os arquivos necessários. Então, por que uma restauração falharia? Deixando de lado os problemas físicos relacionados com fitas de dados danificadas ou backups feitos com fitas com defeito, ainda existem muitas coisas que podem dar errado. Para equilibrar isso, deve ser salientado que as coisas não costumam dar errado. Mas se isso acontecer, será necessário entrar com um processo de recuperação de dados.

Falha Humana

Quase todos os tipos de erros que levam à necessidade de um serviço de recuperação de dados são, na verdade, falhas humanas. Segurança de dados é o balanço entre risco, esforço e custo. Uma empresa deve investir em recursos para assegurar que cópias duplicadas de dados críticos estejam disponíveis no caso de algum erro, desde exclusão acidental, à destruição de um edifício. Mesmo assim, alguns de nós não usamos mecanismos para fazer o backup de dados, e o problema mais comum é que na maioria das vezes simplesmente acreditamos que o processo ocorreu com sucesso ao invés de verificá-lo. Operações simples, como verificar arquivos de log de operações de backup, são muitas vezes negligenciados. Testes de restauração de dados não são feitos em muitos ambientes, pois o tempo e os equipamentos necessários são considerados muito pesados. Depender de um único backup é muitas vezes perigoso, pois dependemos de uma unidade, e ela pode dar algum erro.

Que tipos de coisas podem falhar?

O processo de backup de dados para fitas envolve a leitura de arquivos de um sistema de arquivos, a transferência de dados por memória, o tipo de sistema de backup e o tipo de fita utilizado.

Erros de Acesso de Arquivos

Se um arquivo não pode ser lido do sistema de arquivos, o software de backup não pode transferi-lo para uma fita. Apesar disso parecer óbvio, a experiência nos mostra que nem sempre as falhas ou erros são lidos. Seria uma negação às leis da física afirmar que um arquivo que nunca chegou à fita poderia ser recuperado, mas o que pode acontecer é que a incidência de um arquivo onde o processo de leitura tenha sido encerrado prematuramente pode impedir o acesso a outros arquivos no backup. Assim, o acesso à uma planilha de dados importantes pode ser impedido pela incidência de um arquivo que falhou anteriormente dentro dos dados do backup. Um serviço de recuperação de dados pode ajudar com isso.

Set de Backup

A maioria dos aplicativos de backup usa algum tipo de catálogo para armazenar informações sobre os dados guardados, e se essa informação estiver, ou tornar-se, indisponível, uma operação de re-catalogação é necessária para recriá-las. Em alguns aplicativos, as falhas para ler completamente o set de fitas de backup podem impedir que a operação de catálogo seja completada, e sem essa informação, nenhum dado pode ser restaurado. Um serviço profissional de recuperação de dados de fitas não é dependente do software de backup original, assim sendo, utilizamos recursos profissionais para trabalhar diretamente no que existe gravado na superfície da fita, recuperando-os, indiferentemente da conclusão ou não do backup.

Outros Problemas

Outros problemas podem envolver a corrupção de dados como resultado de problemas do sistema de arquivos ou de conflitos de memória dentro de um sistema. Os dados que são corrompidos não pode ser magicamente reparados e restaurados à sua condição original mas, em alguns tipos de dados, há muito que pode ser feito. Bancos de dados, como MSSQL e Exchange, podem ser recuperados e trabalhados para recuperar a informação que ainda existe de uma forma acessível, mesmo havendo problemas significativos.

O Processo de Recuperação de Dados

O processo de recuperação de dados começa protegendo todos os dados disponíveis na fita ou no set de backup antes que qualquer tentativa de acesso aos dados seja feita. O especialista em recuperação de dados deve, então, examinar os dados no nível mais baixo para determinar o que realmente deu errado. Simplesmente recorrer á tentativa e erro não é uma opção. Somente através de uma inspeção minuciosa é que podemos identificar a causa dos problemas e as medidas de restauração adequadas a serem tomadas. Os especialistas em recuperação de dados da CBL Tech têm a experiência de mais de duas décadas e o conhecimento necessário para recuperar os dados de formatos de backup mais complexos.

Voltar