Fitas Fisicamente Danificadas

Se a fita que você necessita está presa no mecanismo do drive:

NÃO TENTE REMOVER A FITA DA UNIDADE

A menos que a unidade não possa ser removida da sua localização.

Pergunte a si mesmo as seguintes questões:

Se a unidade de fita é uma unidade independente ou pode ser removida de sua localização, é melhor enviar a unidade que contém a mídia completa ao invés de correr o risco de maiores danos desnecessários à fita.

Nossos engenheiros em recuperação de dados de fitas têm lidado com fitas danificadas a mais de 20 anos. Com o seu conhecimento e perícia eles são capazes de reparar fitas danificadas, de modo que o acesso aos dados possa ser alcançado.

Uma vez que todos os dados recuperáveis da fita foram lidos, é então possível, usando um software de recuperação da CBL Tech, extrair os arquivos originais.

Recuperação de Dados de Fitas Danificadas

Com fitas fisicamente danificadas, muitas vezes os danos na mídia são visíveis. Às vezes, porém, danos imperceptíveis, como dobra, podem ocorrer na área de gravação da fita, e acabam passando despercebidos até que haja uma tentativa de leitura ou escrita em alguma parte da fita. Dobras na mídia muitas vezes ocorrem devido ao uso excessivo da unidade ou problemas mecânicos.

Falhas menos visíveis normalmente ocorrem devido ao uso excessivo e, geralmente, perto do início da fita, por ser o local mais acessado. Mal armazenamento ou ambiente de trabalho também podem causar problemas relacionados à mídia, que podem ser catastróficos e impedir o acesso aos dados registrados após o dano.

Dependendo do tipo de fita ou do formato do backup, qualquer dano físico pode ser catastrófico e impedir o acesso aos dados registrados após o dano.

Quando o software de backup encontra uma seção danificada da fita, na maioria dos casos, ele vai parar e reportar o erro. Dados além do ponto da falha normalmente não podem ser lidos, mesmo que seus arquivos permaneçam intactos.

Na CBL Tech, nós usamos nossas próprias ferramentas de recuperação para ler todos os dados recuperáveis a partir da fita danificada e, em seguida, analisar os dados para localizar os arquivos que você necessita.

Acima: Dados recuperados de uma gravação helicoidal com falha na mídia.

Acima: Dados recuperados de uma gravação serpentina com falha na mídia.

As ilustrações acima mostram o impacto de uma falha física na mídia, como uma ranhura que atravessa toda a largura da fita, tanto na helicoidal, como na serpentina. Nas fitas que utilizam o método de gravação helicoidal, como AIT ou DAT, uma vez passada a falha, os dados da fita são completamente recuperáveis. Com a gravação serpentina, no entanto, como as cabeças de leitura passam sobre uma mesma área da fita múltiplas vezes, o dano aos dados ocorre em múltiplos locais.

Voltar