Mídias Falhas e Erros de Mídia

Uma vez que a mídia falha ou apresenta um erro, seja ele relatado pelo software de backup enquanto tenta-se recuperar os dados, um aviso de erro, ou até por observar o comportamento da fita, é extremamente importante que o uso desta seja mantido ao seu mínimo.

Utilizar uma fita que está relatando erro pode piorar a situação, levando a um aumento da perda dos dados.

Erros de leitura encontrados durante a restauração dos dados podem causar a tentativa de encerramento da operação, impedindo o acesso a quaisquer dados armazenados na fita.

Na CBL Tech nós não contamos com o software de origem para restaurar os dados, e nosso foco está em proteger todos os dados recuperáveis o mais rápido possível. O software de recuperação por nós desenvolvido nos permite ultrapassar muitos dos problemas apresentados pelas falhas das mídias, e nos permite recuperar o maior número de dados possível.

Uma vez que os dados da fita com erro foram assegurados, então, é possível para nós localizar e recuperar os dados críticos.

O Processo de Recuperação de Dados

Enquanto estalos e amassados são danos que podem ser facilmente percebidos, falhas na mídia e nos dados não podem ser percebidos a olho nu. Falhas da mídia normalmente só se manifestam após a tentativa de leitura da cópia que você tem contendo os dados críticos. Falhas menos visíveis normalmente ocorrem devido ao uso excessivo e, geralmente, perto do início da fita, por ser o local mais acessado da fita. Mal armazenamento ou ambiente de trabalho também podem causar problemas relacionados à mídia.

Quando o software de backup encontra alguma falha na mídia, na maioria das vezes, ele vai parar e reportar o erro. Dados além do ponto de falha muitas vezes não podem ser acessados, mesmo estando 100% intactos.

Na CBL Tech nós usamos nossas próprias ferramentas de recuperação para ler todos os dados recuperáveis a partir da fita danificada e, em seguida, analisar os dados para localizar os arquivos que você necessita.

Acima: Dados recuperados de uma gravação helicoidal com falha na mídia.

Acima: Dados recuperados de uma gravação serpentina com falha na mídia.

As ilustrações acima mostram o impacto de uma falha física na mídia, como uma ranhura que atravessa toda a largura da fita, tanto na helicoidal, como na serpentina. Nas fitas que utilizam o método de gravação helicoidal, como AIT ou DAT, uma vez passada a falha, os dados da fita são, geralmente, completamente recuperáveis. Com a gravação serpentina, como as cabeças de leitura passam sobre uma mesma área da fita múltiplas vezes, o dano aos dados ocorre em múltiplos locais.

Voltar