SSD

Recuperação de Dados em SSD

0800 643 1166 ou clique no botão abaixo!

Iniciar Processo

SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDDs e fitas LTO) ou ópticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos utilizam memória flash (tecnologia semelhante as utilizadas em cartões de memória e pendrives).

A memória flash e o controlador são dois componentes fundamentais que existem nos SSDs mais comuns do mercado. Diferente de um disco rígido, a memória flash não necessita de partes móveis ou de motores para funcionar. É ela a responsável direta por guardar todos os arquivos. Por funcionar eletricamente, o SSD consegue tornar as funções de leitura e escrita mais velozes.

O SSD possui basicamente duas divisões: as páginas e os blocos. As páginas são a menor parte física do SSD, enquanto que os blocos são um agrupamento de páginas:

Vantagens

Desvantagens

SSDs são mais estáveis e robustos, mas não são imunes a falhas

Na comparação com HDs convencionais, os SSDs saem na frente porque, além da performance muito superior, os modelos tendem a ser mais robustos. Enquanto um disco rígido está sujeito a problemas mecânicos e danos irreversíveis provocados por impactos, não há muitos elementos que podem causar falhas em um SSD.

Entretanto, isso não significa que a tecnologia não está livre de problemas. A seguir, conheça alguns dos erros mais comuns com esse tipo de mídia, entenda suas causas ou até mesmo descubra se é hora de aposentar o SSD para evitar perda de dados.

É importante lembrar que SSDs têm um ciclo de uso limitado, medido por quantidade de ações de escritas e leituras. Conforme você o utiliza, o desgaste natural causa perda de desempenho. Essas situações são muito mais evidentes em drives mais antigos. Modelos atuais lidam melhor com desgaste, graças àas novas tecnologias e suporte via drivers, além de sistemas operacionais de maior qualidade.

Por fim, sempre que você encontrar um erro classificado como de origem física, tenha em mente de que seu drive está condenado, já que esse tipo de erro é irrecuperável. Caso se depare com os problemas discutidos a seguir de forma recorrente e tenha dificuldade de copiar seus arquivos para fazer backups, é hora de procurar uma assistência especializada na recuperação de dados.

1. Dados corrompidos

Se deparar com dados corrompidos é, de longe, o defeito mais comum em SSDs. Mais do que um problema, você pode encarar a aparência de dados corrompidos como indicativo de que há falhas na estrutura do SSD, situação em que você provavelmente terá de aposentá-lo, ou sinal de que o sistema de arquivos está corrompido.

Em geral, dados corrompidos em uma unidade recente, que tem vida útil prolongada, podem estar vinculados desde a curtos circuitos no drive até problemas de software, como desligamento incorreto do computador, atualização de firmware mal sucedida e outros erros provocados via sistema operacional.

2. Problemas de boot

Travamentos na tela azul podem estar vinculados a defeitos com o SSD. Nesse tipo de defeito, o drive apresenta problemas frequentes no processo de boot (boot é a inicialização do sistema, do momento em que você liga o computador até quando ele fica disponível para você usá-lo). Esse bug costuma apresentar uma série de erros e travamentos no boot, que passam depois de você persistir e reiniciar várias vezes. O problema desse erro é que ele pode ser indicativo de um defeito grave no SSD.

3. Sistema de arquivos com problemas

O Windows pode exibir a mensagem "Seu computador precisa ser reparado" que, em si, é um diagnóstico de dados corrompidos no interior do seu drive. Outros sistemas operacionais também possuem mensagens de erro semelhante, que são apresentadas quando o sistema de arquivos parece corrompido. Normalmente, isso ocorre quando você perde a paciência e desliga o computador sem esperar o sistema finalizar corretamente.

Fique atento para mensagens de falhas constantes sobre defeito no sistema de arquivos: elas podem indicar defeitos graves no SSD.

4. Drive muda para somente leitura

Esse erro é do tipo grave e consiste no seguinte: seu SSD para de aceitar gravação, permitindo apenas leitura de dados, como se tivesse se transformado em uma unidade bloqueada para somente leitura.

O ato de virar somente leitura de forma aleatória pode indicar problemas graves.

SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

Fale conosco pelo contato 0800 643 1166 ou clique no botão abaixo!

Iniciar Processo

Recuperamos Dados não importa a marca

OUTROS SERVIÇOS