Ambientes operacionais são os conjuntos de programas que viabilizam a interatividade do usuário com a máquina – seja esta um computador ou smartphone. Windows, Android, Linux, Mac OS X e iOS são os nomes que mais dominam o mercado. Eles atendem a maioria das necessidades corporativas, auxiliando no armazenamento e compartilhamento digital de informações (por vezes confidenciais) das empresas. Dispensam, assim, a maioria das documentações impressas, que antes eram aglomeradas nas mesas e gavetas de escritório.

Por outro lado, todos os ambientes operacionais estão sujeito a falhas. No caso, os arquivos podem ser apagados repentinamente e isto causaria um efeito catastrófico para uma companhia, principalmente se não houver backup destes documentos. Este problema tem solução: a CBL Tech oferece serviço de recuperação de dados, independente do motivo da perda, para qualquer ambiente operacional.

No entanto, principalmente no meio empresarial, o ideal seria tomar medidas preventivas. Grandes corporações não podem negligenciar o armazenamento dos seus documentos confidenciais. E até mesmo pequenas empresas devem refletir sobre o tipo de tecnologia utilizada pelos funcionários e administradores.

Algumas diferenças entre os próprios ambientes operacionais se destacam quando o assunto é segurança da informação. Isso porque cada um deles possui características distintas em relação ao gerenciamento de memória, sistemas de arquivos e segurança.

O Windows, apesar de ter sido o ambiente operacional mais utilizado no mundo por décadas, perdeu seu posto para o Android no início deste ano. No entanto, com exceção do tráfego de dispositivos móveis, a Microsoft ainda se mantém na liderança global.

Estas duas marcas são populares pela sua facilidade no uso, sendo livres de entraves encontradas nas demais. Em contrapartida, esta praticidade tem seu lado negativo: há uma perceptível vulnerabilidade se comparados, por exemplo, com sistemas Apple. Um dos motivos de insegurança no Android seria a possibilidade de instalar aplicativos de fora da Google Store, o que propicia a invasão de spywares e vírus. É o mesmo caso do Windows, que abre brechas a malwares ao permitir execuções de programas de fontes duvidáveis.

ambiente operacional do Linux se mostra mais eficiente neste sentido. Como o sistema é open source, a velocidade de correção de bugs é maior, dando menos tempo para que algum hacker explore a falha. Apesar de não estar imune a estes riscos cibernéticos, a possibilidade de adquirir vírus aqui é remota.

O Mac Os (exclusivo dos computadores Mac) e o iOS (usado unicamente nos iPhones, iPads e iPods), ambos desenvolvidos pela Apple, também são considerados mais seguros em razão dos seus sistemas de permissões. Todos os aplicativos instalados precisam informar o usuário sobre sua origem. Além disso, este ambiente operacional notifica quando a fonte do software não é confiável. Unindo esta “blindagem” com o seu ótimo desempenho, ele vem se tornando cada vez mais uma plataforma de sucesso entre os empresários e profissionais de diversas áreas.

Como antes mencionado, apresentando maior ou menos proteção ao usuário, todos estes ambientes operacionaispodem sofrer ataques de hackers ou outras falhas diversas, que podem comprometer seus dados. Se este for o seu caso, a CBL Tech pode te ajudar a recuperar estes arquivos perdidos ou corrompidos. Acesse CBL Tech e entre em contato para fazer sua avaliação sem compromisso.