Blog

Como descobrir a velocidade de um pendrive?

Dicas

Em geral, quando os consumidores procuram um novo pendrive para comprar, acabam observando apenas sua capacidade de armazenamento. Obviamente, esse é um fator muito importante, mas não é o único que deve ser analisado. Saber qual é a capacidade de transferência de um dispositivo, por exemplo, pode facilitar bastante a sua vida. Mas como descobrir a velocidade de um pendrive?

Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como, por exemplo, aplicativos criados para medir a capacidade de transferência de um pendrive em MB/s. Quanto maior a sua capacidade de leitura ou gravação, provavelmente mais moderno será o dispositivo. Ainda assim, há outros fatores que também devem ser levados em consideração.

Vamos detalhar tudo isso nesse artigo para que você possa escolher com tranquilidade qual a melhor opção para atender as suas necessidades.

Usando um aplicativo para medir a velocidade

Como já mencionamos, o que determina a velocidade de um pendrive é a sua velocidade de leitura e gravação de dados. Esse aspecto é mensurado em MB/s (MegaBytes por segundo). Nesse caso, quanto maior for a sua capacidade de transferência, maior será a sua velocidade. É importante ressaltar ainda que essa característica não tem relação direta com a capacidade de armazenamento.

Em geral, pendrives com maior capacidade de armazenamento costumam ter velocidades maiores, mas essa não é uma regra. Assim, você pode ter pendrives de 16 GB, por exemplo, com velocidade de gravação e leitura maiores do que modelos de 64 GB. Essa é uma das razões pela qual os preços podem variar bastante.

Para saber qual é a velocidade média que o seu dispositivo é capaz de alcançar, será preciso fazer alguns testes. Para esses testes, existem uma série de programas específicos que avaliam a capacidade máxima de transferência que o pendrive consegue atingir.

Entre as muitas opções disponíveis, vamos escolher o USB Flash Benchmark. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link.

Usando o USB Flash Benchmark

Passo 1: agora que você baixou o aplicativo, descompacte a pasta em ZIP.

Passo 2: depois, plugue o pendrive que deseja testar em seu computador e certifique-se de que a máquina o reconheceu.

Passo 3: agora, vá até a pasta descompactada e dê um duplo clique sobre o arquivo executável. O nome do arquivo é “FlashBench”. O software será iniciado.

Passo 4: na interface do programa, procure pela opção “Drive” e localize a unidade na qual o pendrive foi inserido. O programa fará automaticamente uma leitura de reconhecimento e deve mostrar algumas informações básicas sobre ele, como a marca, o modelo e a capacidade de armazenamento.

Passo 5: para realizar o teste, basta clicar no botão “Benchmark” e aguardar que os testes sejam realizados. Importante: durante o processo, não retire o pendrive e não tente fazer transferências de arquivo, pois isso pode alterar completamente os resultados. O mais recomendado é aguardar, sem executar outras tarefas em primeiro plano.

Passo 6: ao final do processo, será gerada uma URL. Copie ela e cole no seu navegador para ter acesso aos resultados.

Analisando os testes de velocidade

As duas informações que importam no teste que você acabou de realizar são “Read speed” e “Write speed”. Ambas dizem respeito à velocidade de leitura e à velocidade de gravação, respectivamente. A velocidade de leitura na maioria das vezes é maior do que a velocidade de gravação. Após obter esse resultado, você pode repetir o processo com outros pendrives para saber qual deles é o mais veloz.

É importante ressaltar que, para fins de comparação, é recomendado que você use sempre a mesma máquina e a mesma entrada USB para os testes. Isso porque há diferença de velocidade entre as portas de entradas USB 2.0 para entradas USB 3.0, por exemplo.

Para obter as informações oficiais sobre o pendrive em questão, a recomendação é observar o que está escrito na embalagem do produto – as velocidades máximas de leitura e gravação devem estar lá – ou procurar por essa informação no site oficial do fabricante. Assim é possível comparar com o resultado e ver se o desempenho está batendo com o que foi vendido.

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.