Blog

Como fazer backup de fotos no PC

Dicas

Deixar fotos e vídeos importantes apenas no computador não uma boa ideia: qualquer problema que ocorra com o hardware ou software da sua máquina pode resultar na perda dos seus arquivos. Por isso é que se recomenda fazer um backup de fotos em uma mídia externa ou em algum serviço de computação na nuvem.

Entre as muitas opções online existentes, uma das mais acessíveis e amplamente utilizadas é o Google Drive. Integrado ao Google Fotos, o serviço conta com um aplicativo para PC chamado Backup e Sincronização. Ele é a opção perfeita para manter as fotos da sua máquina sempre sincronizadas com a sua conta online. Vamos aprender como utilizar esse serviço?

Fazendo backup das suas fotos no PC

Passo 01: Antes de tudo, você precisará baixar o aplicativo Backup & Sincronização, disponível gratuitamente neste link.

Ele está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e MacOS. Feito isso, é só seguir o passo a passo de instalação para começar a utilizá-lo.

Caso o aplicativo não reconheça automaticamente a sua conta Google – se ela estiver logada no navegador – entre com seu e-mail e senha para acessar a sua conta e iniciar a sincronização.

Passo 02: Depois, abra o aplicativo, acesse o menu e clique sobre a opção “Preferências”.

Passo 03: Agora, insira o nome da sua máquina e, em seguida, clique em “Escolher pastas”.

A partir desse momento você poderá procurar no seu PC quais pastas e arquivos que deseja enviar para a nuvem. Fique atento ao limite de espaço: os primeiros 15 GB de uso são completamente gratuitos.

Passo 04: Depois de escolher as pastas, fique atento às opções de qualidade. Ao escolher “Alta qualidade”, seu armazenamento de fotos se torna ilimitado e gratuito. Note, contudo, que “alta qualidade” é diferente de “qualidade original”.

Portanto, se você tiver fotos que RAW ou que requeiram uma capacidade maior de armazenamento do que o normal, saiba que haverá algum tipo de compressão na hora do envio. Para a maioria dos usuários isso não será um problema, mas quem precisa trabalhar com imagens em alta resolução deve ficar atento a esse detalhe.

Você pode ainda marcar a caixa de seleção para ativar esse recurso também para unidades de armazenamento externas, como dispositivos USB (pendrives e HDs externos) e cartões SD.

Passo 05: Em seguida, clique sobre a aba “Google Drive” e selecione quais pastas deseja sincronizar. Ao concluir as configurações, o sistema se encarrega de iniciar automaticamente a sincronia de dados. A partir de agora, qualquer nova imagem que seja salva dentro de uma pasta sincronizada será transmitida automaticamente para a nuvem sempre que você estiver online.

O processo é ideal para quem costuma fazer backups de imagem no computador. A ideia é que tudo funcione da mesma maneira que no smartphone para aqueles que contam com o serviço Google Fotos.

A utilização do app é simples e prática e não requer muito trabalho. As interfaces são similares no Windows e no MacOS, de forma que independentemente do seu sistema operacional o passo a passo será sempre o mesmo.  

E aí, já salvou as imagens do seu computador na nuvem hoje? Caso não encontre suas fotos em seu PC ou as tenha perdido, entre em contato com a gente para recuperar seus dados!

Comment Facebook
Post Relacionado