Blog

Como fazer backup: conheça 5 maneiras de preservar os seus dados

Dicas

fazer backup

Todo mundo sabe que é fundamental fazer backup das informações mais importantes que temos, seja na vida pessoal ou nas empresas. Porém, na prática, muitos deixam essa tarefa em segundo plano e quando problemas acontecem os dados se perdem para sempre.

Evitar que isso aconteça é mais fácil do que parece. Existem múltiplas formas de fazer backup de dados e, embora algumas sejam melhores do que outras, qualquer uma delas é melhor do que não fazer nada. Se você ainda se pergunta como fazer um backup eficiente das suas informações, esse artigo traz as respostas.

1. Salve as informações na nuvem

Uma das alternativas mais requisitadas na atualidade é a de salvar as informações armazenadas em mídia física na nuvem. Há inúmeros serviços no mercado que oferecem espaço de armazenamento online, seja gratuito (em capacidades limitadas) ou pago.

Serviços como Google Drive, One Drive, Dropbox, iCloud e Amazon Cloud são apenas algumas das possibilidades. A principal vantagem de salvar seus arquivos na nuvem é a possibilidade de acessá-los a partir de qualquer lugar. O custo por GB armazenado é cada vez mais baixo.

2. Salve os dados em um HD externo

A segunda alternativa é salvar os dados importantes em qualquer lugar que esteja fora do dispositivo principal. Por exemplo, se estamos falando do backup de informações do seu PC ou smartphone, transfira uma cópia dos dados para um HD externo.

backup

Há modelos com capacidades de 1 TB ou 2 TB por valores bastante acessíveis no mercado. Essa quantidade de armazenamento é suficiente para a maioria dos usuários comuns – e boa parte das empresas também pode se beneficiar dessa possibilidade. Em uma emergência, os dados estarão a salvo e prontos para serem restaurados.

3. Use o método antigo: CDs, DVDs e Blu-rays

Lembre-se do que dissemos no início desse texto: ter um backup em algum lugar é sempre melhor do que não ter backup em lugar nenhum. Mídias como CDs, DVDs e Blu-rays podem estar fora de moda – a maioria dos computadores já nem vem mais com drivers para eles -, mas ainda assim essa é uma alternativa viável.

O custo de uma mídia como um DVD, por exemplo, é de cerca de R$ 1 e nesse espaço podem ser armazenados pelo menos 4,7 GB de dados. Pode parecer pouco se pensarmos em vídeos e fotos, mas para quem precisa salvar documentos essa solução pode ser suficiente.

4. Aposte em dispositivos removíveis

Outro item cujo custo diminuiu bastante nos últimos anos é o pendrive. Modelos com capacidades de 64 GB, por exemplo, podem ser encontrados por valores bem em conta e quando se trata de armazenar documentos e fotos, 64 GB é um espaço considerável.

backup como fazer

Pequenos, baratos e portáteis, os pendrives podem ser a solução para uso doméstico e também para empresas de pequeno porte. Uma cópia dos dados a cada 30 dias é um tempo razoável. Para quem produz volumes maiores de informação, a recomendação é reduzir os intervalos das cópias.

5. Utilize um NAS

NAS é uma sigla para network attached storage, uma espécie de servidor físico adicionado a uma rede e dedicado para receber backups. Há vantagens e desvantagens de se utilizar esse tipo de recurso, especialmente em grandes empresas.

A possibilidade de fazer backup de diversas máquinas ao mesmo tempo e de automatizar essas cópias são dois pontos positivos consideráveis. Por outro lado, o custo desse tipo de solução é alto e, ainda assim, o discos rígidos estão sujeitos a falharem em algum momento.

*****

A CBL Tech tem diversas soluções em recuperação de dados e em reparação de unidades de backup. Acesse nosso site e entre em contato com a gente.

Comment Facebook
Post Relacionado