Blog

3 formas de recuperar fotos apagadas no Android

Dicas

Os smartphones definitivamente viraram a nossa primeira opção de câmera. Sendo assim, é natural que eles se tornem também referência no que diz respeito ao armazenamento de imagens. Dessa forma, saber como recuperar fotos apagadas no Android se torna essencial em momentos emergenciais.

Felizmente, existem vários métodos para tornar isso possível. Você pode escolher as alternativas emergenciais, para recuperar as fotos depois que elas já foram perdidas, e as preventivas, que evitam que as fotos se percam por completo depois de apagadas. Nesse artigo, listamos três métodos para resolver o seu problema:

1. Habilite a sincronização de imagens com o Google Fotos

A primeira dica para não perder as suas fotos é ativar o recurso de cópia automática disponível no Google Fotos. Sempre que você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, o sistema de encarrega de fazer uma varredura e de verificar quais são as imagens novas. É possível ainda fazer o upload de imagens via 3G ou 4G, mas para isso é preciso ativar sempre essa opção manualmente.

As fotos são envidas para a nuvem do Google e podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo. Outra grande vantagem é que o algoritmo do serviço tem muitas ferramentas úteis. Elas organizam as imagens de forma inteligente e até mesmo criam versões das fotos e dos vídeos com efeitos especiais.

2. Softwares de recuperação de arquivos via PC

Existem vários serviços que permitem recuperar arquivos apagados a partir de pendrives, cartões de memória ou celular. Entre todos eles, recomendamos o Recovery Android. Basta fazer o download do software no sistema operacional Windows e depois executá-lo.

Ao conectar o seu celular ao PC via cabo USB, automaticamente o software reconhece as pastas de imagens e inicia a busca pelos arquivos já apagados. É possível encontrar até mesmo outros arquivos que não sejam fotos, como vídeos, PDFs ou arquivos de áudio. Depois da varredura, escolha os itens que deseja recuperar e pronto.

3. Apps de recuperação de arquivos no celular

Se você não quer usar o PC para recuperar arquivos, é possível prevenir a perda de imagens com o uso de softwares específicos para o celular. O Photo Recovery, por exemplo, cria um atalho na sua tela de aplicativos e pode ser acessado a qualquer momento.

Ao clicar sobre ele são listados os métodos de recuperação de fotos, o que inclui aquelas perdidas a partir da memória interna do aparelho ou do cartão micro SD. Clique em “Método de recuperação 1” e aguarde a varredura. As imagens recuperadas serão listadas na pasta “All Recovery Photos”. Basta encontrar a imagem que deseja, clicar sobre ela e salvar.

Eficácia não é de 100%

Apesar de os aplicativos recuperarem com eficácia a ampla maioria das imagens perdidas, não para dizer que a eficiência deles é de 100%. Em alguns casos, infelizmente, as imagens estarão perdidas para sempre por uma série de razões que vão desde arquivos corrompidos até tempo demais decorrido desde que as fotos foram apagadas.

Por isso, nossa recomendação é que você priorize sempre as medidas preventivas para evitar problemas. Além disso, crie o hábito de fazer um backup dos seus arquivos com uma certa frequência para evitar qualquer tipo de problema.

Comment Facebook
Post Relacionado