Blog

5 dicas para se proteger de ataques cibernéticos

Tecnologia

Todos nós estamos sujeitos a ser vítimas da investida de ataques cibernéticos. A qualquer momento, pessoas mal intencionadas podem tentar roubar nossos dados de alguma forma. Como se proteger de ataques cibernéticos?

Embora a maioria das pessoas tenha plena consciência de que esses riscos existem, muitas não sabem exatamente o que fazer para impedir essas investidas. Algumas dicas podem ajudá-lo a preparar melhor a segurança da sua empresa e reduzir os chances de que os bandidos sejam bem-sucedidos. Eis o que você pode fazer.

1. Invista em uma solução de segurança

Por mais que você seja um usuário cuidadoso, nenhuma máquina deve ficar desprotegida ou sem uma solução de segurança. Os criminosos utilizam métodos cada vez mais sofisticados para atingir os seus objetivos e um simples descuido é suficiente para colocar em risco os seus dados.

Portanto, o primeiro passo é pensar que as suas máquinas e a sua rede como um todo precisa estar protegida por algum software de segurança, seja ele pago ou gratuito. Além disso, garanta também que o aplicativo em questão seja atualizado frequentemente, caso contrário ele corre o risco de perder a eficácia.

2. Faça backup regular das suas informações

O que você faria se todos os dados da sua empresa fossem perdidos da noite para o dia? Na grande maioria dos casos é possível recuperá-los, mas você não precisa correr esse tipo de risco. Um backup das informações é uma ferramenta de segurança complementar.

Caso alguma coisa aconteça e dados sejam perdidos, torna-se possível recuperar a maior parte deles. Isso reduz o impacto dos ataques cibernéticos sobre o seu negócio e permite que a sua empresa possa voltar à normalidade em menos tempo.

4. Tenha senhas fortes

Por incrível que pareça a senha “1234” ainda é uma das mais usadas em todo o mundo. Essa simplicidade, quando percebida pelos bandidos, expõe as aplicações da sua empresa a todo tipo de problemas possíveis. Senhas menos óbvias, mas igualmente simples também são um problema.

Certifique-se de que os seus sistemas sejam protegidos por senhas fortes, de preferência geradas por computador de forma aleatória. Nomes comuns e sequências numéricas simples podem ser mais fáceis de memorizar, mas também se tornam alvos fáceis de aplicativos de quebra de senhas. 

4. Adicione dupla autenticação em acessos restritos

Ainda que as chances sejam remotas, senhas fortes também podem ser quebradas por softwares mais avançados. A solução é adicionar uma camada extra de proteção à equação, como os fatores de dupla autenticação.

Isso significa que mesmo que a sua base de dados seja invadida, para ter acesso ao conteúdo os bandidos terão que obter uma segunda autenticação, essa sempre vinculada a pessoas de confiança na empresa. A menos que seu colaborador seja cúmplice ou esteja sob ameaça, é quase impossível obter dados quando a dupla autenticação entra em cena.

5. Aprenda a agir com cautela

Mesmo as proteções mais eficientes são passíveis de serem quebradas quando os usuários cometem erros – e a maioria dos erros não é por falta de conhecimento, mas sim de atenção. Por isso, esse é um ponto-chave quando se trata de segurança de dados: aprenda a agir com cautela.

Um link não deve despertar dúvidas. Se você tiver dúvidas, por menores que elas sejam, não clique. Mostre a informação antes para outra pessoa e peça uma segunda opinião. Certifique-se ainda de separar os dispositivos de uso pessoal dos itens de uso comercial. 

Muitas vezes, falhas de segurança em smartphones ou PCs residenciais acabam sendo a porta de entrada para os sistemas de uma empresa.

.....

A sua empresa já foi vítima de ataques cibernéticos que comprometeram dados importantes? Se você já experimentou problemas como esse ou mesmo quer reforçar a segurança da sua companhia, entre em contato com a equipe de especialistas da CBL Tech. Somos líderes mundiais em recuperação de dados e temos a tecnologia que você precisa para resolver os seus problemas.

Comment Facebook
Post Relacionado