Blog

Os novos SSDs anunciados na Computex 2019 são absurdamente rápidos. Conheça as novidades

Tecnologia

novos SSD Computex

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho foi realizada em Taipei, capital de Taiwan, mais uma edição da Computex, principal feira de eletrônicos da Ásia. Diversos fabricantes, como Gigabyte, Corsair e Patriot apresentaram novidades em SSD.

O principal atrativo dos novos dispositivos parece ser a alta velocidade de transferência de dados. Alguns modelos são capazes de atingir velocidades de até 15 GB/s, o que representa um salto significativo em termos de desempenho. 

Abaixo, listamos algumas dessas novidades para você ficar de olho. Anunciadas primeiramente para o mercado norte-americano e asiático, a expectativa é que todas essas unidades cheguem às lojas brasileiras ainda em 2019, porém não há uma data oficial e nem mesmo o preço final foi confirmado.

1. Gigabyte Aorus AIC Gen 4

A empresa taiwanesa Gigabyte apresentou aquele que pode ser considerado o SSD mais rápido do mundo na atualidade. O Aorus AIC Gen 4 é a junção de 4 SSDs PCIe 4.0 de 2 TB, totalizando 8 TB de espaço de armazenamento em uma placa dedicada rodando em Raid0.

gigabyte aorus

®Clube do Hardware

Segundo a fabricante, o modelo pode atingir velocidades de gravação e leitura de até 15 GB/s. Esse número foi possível graças à utilização das novas placas-mãe baseadas no chipset X570 da AMD, compatíveis com PCIe 4.0. Elas têm como destaque o fato de oferecer o dobro de largura de banda do PCIe 3.0.

2. Corsair MP600 Force Series NVMe

Também aproveitando o lançamento do chipset X570 da AMD, a Corsair anunciou o SSD MP600 Force Series NVMe. O produto chega às lojas no formato M.2 e a empresa garante velocidades de leitura de até 4.95 GB/s. Para se ter uma ideia, trata-se de uma capacidade dez vezes superior à dos SSDs atuais.

corsair mp600

®PC World

A empresa incluiu no produto dissipadores de calor para evitar o superaquecimento. As memórias 3D NAND são fabricadas pela TLC e o controlador é um Phison PS5016-E16. O novo SSD chega às lojas internacionais em julho, mas as opções de capacidade de armazenamento e o preço final não foram confirmados.

3. Galax Hall of Fame E16

Conhecida pelas suas placas de vídeo, a Galax é mais uma a apostar no mercado de SSDs e também aproveita a chegada do novo padrão PCIe Gen 4 para lançar um produto. O SSD Hall of Fame E16 chega com suporte à próxima geração de processadores Ryzen.

galax hall of fame

®Adrenaline UOL

A empresa comercializará o HoF E16 em versões com capacidade de armazenamento de 1 TB, 2 TB e 4 TB. Quanto ao desempenho, a Galax garante velocidades de até 4,8 GB/s nas leituras sequenciais e 4 GB/s na gravação. Preço e data de lançamento dos produtos não foram informados.

4. Adata Spectrix S40G RGB

Quem também mostrou novidades no evento foi a Adata. A empresa revelou o modelo Spectrix s40G RGB. Seguindo uma tendência de mercado, o dispositivo traz luzes RGB para que possa ser utilizado em gabinetes gamer. Disponível em versões de 256 GB, 512 GB e 1 TB, ele atinge velocidades de leitura sequencial de até 3,5 GB/s.

adata spectrix

®Guia do Hardware

A empresa destaca ainda outras especificações técnicas como 390.000 IOPS de leitura randômica e 380.000 IOPS de escrita randômica, além de garantia total de até 5 anos. Nos Estados Unidos, os modelos serão vendidos por preços que variam entre US$ 70 e US$ 190.

5. Intel Optane M10 e Intel Optane M15

A Intel anunciou durante a Computex 2019 uma atualização dos SSDs Optane M10 e Optane M15. Ambos agora vêm com 4 PCI Express, dois a mais que a geração anterior. Essa mudança é responsável por dobrar a capacidade de largura de banda.

intel optane

®PC World

No que diz respeito às capacidades de armazenamento, a empresa optou por manter as mesmas. Assim, as novas memórias da Intel seguem em versões com 16 GB, 32 GB e 64 GB. A Intel promete ainda velocidades de leitura sequenciais de até 2 GB/s no M15.

Comment Facebook
Post Relacionado