Blog

5 problemas que estão deixando o seu computador lento e como consertar

Dicas

Por mais que você seja cuidadoso com o PC que utiliza, problemas diversos podem deixar o computador lento com o passar do tempo. Porém, nem sempre que isso ocorre é sinal que chegou a hora de comprar uma máquina nova.

Saber como melhorar o desempenho do PC pode garantir a ele uma sobrevida e, de quebra, permitir a economia de um bom dinheiro. Nesse artigo, listamos 5 situações bastante comuns que os usuários enfrentam e que são passíveis de serem resolvidas sem precisar colocar a mão no bolso.

1. O seu computador precisa de uma limpeza

Quando utilizamos uma máquina em um ambiente muito empoeirado, a tendência é que a sujeira se acumule dentro do computador. Quando em excesso, a poeira pode comprometer o sistema de resfriamento do PC e resultar em superaquecimento. Com o calor excessivo, aumentam as chances de que algum componente queime.

A solução para isso, felizmente, é simples. Desligue completamente o seu computador, retire-o da tomada e abra o equipamento. Utilize um aspirador de pó pequeno ou uma lata de ar comprimido para remover o pó em excesso. Se não tiver experiência com manutenção de máquinas, procure um profissional especializado.

2. O disco rígido está mais de 90% ocupado

Outro problema recorrente que torna computadores lento é a falta de espaço em disco. Quando os arquivos e o sistema operacional ocupam mais de 90% do espaço disponível, embora tudo continue funcionando, as máquinas começam a apresentar lentidão e travamentos.

A solução para isso é apagar arquivos grandes que possam desocupar um bom espaço em disco. O ideal é não operar com mais de 80% da capacidade de armazenamento comprometida. Outra solução, mais onerosa, é adicionar um HD ou SSD à sua máquina, se possível, aumentando o espaço disponível.

3. Seu antivírus está fazendo varreduras completas todos os dias

Manter um antivírus ativo em seu computador é essencial para evitar que pessoas mal-intencionadas comprometam seus arquivos com vírus e malwares. No entanto, você não precisa configurar o software para fazer varreduras completas todos os dias, especialmente quando inicia a máquina.

É possível agendar as varreduras para horários alternativos, como no final do expediente. Assim, seu computador ficará mais lento somente na hora que você já estiver quase para desligar. Ainda, é possível programar a máquina para ser desligada logo após a execução completa do software.

4. Há muitos complementos nos navegadores

A possibilidade de utilizar extensões em navegadores como Google Chrome ou Mozilla Firefox certamente adicionou muitos benefícios aos browsers. Contudo, quando há um excesso de complementos há grandes chances de que eles comecem a “pesar” na hora do desempenho.

O Google Chrome, por si só, já é um navegador que consome bastante RAM – e se ele tiver com muitas extensões ativas consumirá ainda mais. A dica, portanto, é limitar o número de extensões, deixando em funcionamento apenas o que é essencial. Caso contrário, a lentidão se tornará cada vez mais frequente.

5. Muitos programas sendo executados ao mesmo tempo

Quando instalamos aplicativos, muitas vezes não nos damos conta de que por padrão eles são iniciados cada vez que o computador é ligado. Isso resulta em dezenas de programas rodando em segundo plano sem necessidade, o que compromete o processador e a RAM.

A solução é fazer um “pente fino” nos seus aplicativos. No Menu Iniciar, procure o “Painel de Controle”. Dentro dele, selecione “Programas e recursos” e, depois, “Programas”. Localize na lista aqueles softwares que você não utiliza mais e apague-os. 

Vá também em “Configurações” e escolha “Privacidade”. Localize “Aplicativos em Segundo Plano” no menu e desative aqueles que não estiver utilizando.

Comment Facebook
Post Relacionado