Blog

Qual a diferença entre HD e SSD?

Tecnologia

Embora ambos sejam classificados como unidades de armazenamento de arquivos, saber exatamente qual é a diferença entre HD e SSD é de suma importância para qualquer pessoa. Seja na hora de comprar uma máquina nova ou mesmo na escolha do local onde os arquivos serão salvos, é importante conhecer qual é a melhor opção.

Nesse artigo, mostraremos que as diferenças entre eles não se resumem à velocidade de acesso às informações e ao preço, como muitos podem pensar. Em muitos casos, a melhor alternativa pode ser a combinação dos dois formatos. Por isso, nada melhor do que conhecer os detalhes envolvidos no funcionamento de cada um dos dispositivos.

O que é um HD?

O HD pode ser considerado o mais tradicional entre os dois modelos, uma vez que a sua utilização vem de longa data. HD ou HDD é uma sigla em inglês para Hard Disk Drive, traduzido no Brasil para Disco Rígido. Trata-se de um dispositivo cuja memória não é volátil e, por conta disso, permite o armazenamento permanente de arquivos.

É por essa razão que é no HD que são instalados os programas e o sistema operacional, uma vez que uma vez gravados eles não são apagados quando a máquina é desligada. No centro dessas peças há um disco girando em alta velocidade. A quantidade de rotações varia entre 5.400 e 7.200 rotações por minuto (RPM).

A leitura é feita por uma cabeça com um conjunto de ímãs, situada na ponta de um braço mecânico . É por conta disso que essas peças são tão sensíveis e movimentos bruscos podem fazer com que essa cabeça de leitura fique desalinhada, comprometendo a leitura ou a gravação das informações.

Sendo assim, como ele possui várias peças mecânicas, está sujeito a problemas graves em caso de choques, batidas e vibrações constantes

O que é um SSD?

Já SSD é uma sigla em inglês para Solid-State Drive – que em uma tradução direta poderia ser chamado de Unidade de Estado Sólido, mas essa expressão em português praticamente não é utilizada. Aqui, diferente do que acontece no HD, não há nenhum disco envolvido, uma vez que o SSD é formado por circuitos integrados, sem partes móveis.

Por essas características, os SSDs são mais silenciosos e estão menos propensos a danos físicos. Isso ocorre porque os dados são armazenados em células de memória flash. Falamos aqui da mesma tecnologia usada em tablets e smartphones para armazenar arquivos.

A estrutura de uma memória flash é composta por duas partes: o control gate (controlador) e o floating gate. A primeira parte é responsável pela comunicação da memória com o computador, ativando a célula. Já a segunda é uma parte isolada por duas camadas de óxido de silício com carga negativa.

HD ou SSD: qual é a melhor opção?

A resposta para essa pergunta é: depende. Agora que você já conhece tecnicamente as diferenças entre eles, vamos falar um pouco sobre a sua utilização. Em relação aos HDs, os SSDs são mais silenciosos, são menores, mais rápidos e mais seguros com relação a danos físicos. Outras características incluem menor geração de calor, menor consumo de energia e tamanho físico bastante reduzido.

Ou seja, ele é melhor em quase tudo, não é mesmo? Contudo, os SSDs também têm os seus pontos negativos. A capacidade de armazenamento, atualmente, é menor do que a dos HDs. A vida útil de um SSD também é mais curta, uma vez que cada nova gravação acarreta em uma tensão elétrica, o que faz com que com o passar do tempo o floating gate perca a sua capacidade de retenção. Muito embora há vários fabricantes hoje em dia com tecnologias novas que estão resolvendo estes problemas.

Por fim, é importante lembrar que o custo de um SSD é maior do que o custo de um HD. Porém, existe uma tendência de queda nos preços, especialmente por conta da ampla utilização nas máquinas mais recentes.

Até 2017, em média, o custo de 1 GB em um HD era de aproximadamente US$ 0,06 enquanto o mesmo 1 GB em um SSD custava US$ 0,17. O valor por GB nos SSDs tende a cair enquanto nos HDs o valor deve se manter estável.

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.