Geralmente quando um notebook mais antigo começa a dar problemas, questionamos quanto tempo dura um HD. Se você está buscando por uma resposta rápida, diríamos que ele pode apresentar falhas após três anos de uso. Esta conclusão, porém, vem com muitas ressalvas.

Estudos mostram que pelo menos 80% dos HDs chegam ao quarto ano de funcionamento. Contudo, apenas metade das unidades consegue completar seis anos. A vida útil entre um disco rígido e outro se deve a vários fatores. Quando queremos saber quanto tempo dura um HD, temos que levar alguns pontos em consideração. Entre eles, a marca do equipamento, a frequência de uso, os cuidados diários e os tipos de atividades realizadas no computador.

O que pode causar falhas no HD?

De forma resumida, podemos dizer que as falhas no HD podem acontecer por defeito de fábrica ou mau uso do mesmo. Imagine que o bom funcionamento do disco rígido se dá através da movimentação entre seus componentes. A cabeça de leitura flutua sobre o disco sem tocá-lo. Então, qualquer movimento brusco pode fazer com que estas partes se choquem, danificando a mídia magnética. Justamente por este motivo não é aconselhado mover o notebook enquanto o HD está trabalhando. Desligue seu notebook toda vez antes de levá-lo em algum lugar.

Outro problema que pode prejudicar o seu disco rígido é deixar o notebook em cima de panos, almofadas ou cobertas. A obstrução das saídas de ar nas partes traseiras e a consequente má ventilação do aparelho pode superaquecê-lo, causando danos irreparáveis. O acúmulo de poeira e os próprios softwares também podem ser os vilões no superaquecimento do computador. Isso pode acontecer quando há muitos programas sendo executados ao mesmo tempo ou quando o sistema operacional começa a exigir mais poder de processamento que o necessário.

A falta de energia repentina, a invasão de malwares, desligar o computador repentinamente e a umidade em excesso são outras ameaças ao bom funcionamento do HD

O que devo fazer em caso de falhas graves no HD?

Agora que você descobriu quanto tempo dura um HD, sabe que pode haver vários motivos para a mídia estragar mais cedo ou simplesmente perder seus dados. Caso notar algum problema no seu disco rígido, reflita sobre as informações acima e veja se você não está fazendo algo errado.

Contudo, se o seu HD já estragou, siga estes três passos:

  1. Desligue imediatamente o seu computador;
  2. Retire o HD e não tente abri-lo ou fazê-lo funcionar em nenhuma hipóterese;
  3. Leve apenas o HD ao laboratório da CBL Tech mais próximo.

A CBL Tech é especializada em recuperação de dados, não somente em HD, como também em fitas magnéticas, pendrives, SSD e vários outros tipos de tecnologia. Líder global no mercado, a empresa dispõe de dez laboratórios no Brasil – em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Campinas, Salvador, Brasília e Manaus.

Quando acontece algum problema no disco rígido ou em seus arquivos armazenados, é importante não tentar consertar por conta própria. Isso porque, ao abrir a mídia ou tentar mexer em seus componentes, você estará comprometendo ainda mais os seus dados, dificultando sua recuperação.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato, acessando cbltech.com.br