Blog

Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar fitas magnéticas para backup de dados?

Tecnologia

vantagens e desvantagens das fitas magnéticas para o backup de dados

Uma tecnologia dos anos 70 pode ser considerada uma boa ideia para armazenar backup de dados da sua empresa? Em alguns casos, a resposta é sim e, por essa razão, as fitas magnéticas continuam sendo utilizadas por muitas companhias.

Porém, como todas as tecnologias, elas têm as suas vantagens e desvantagens. Assim, é importante que você as conheça para que possa pesar no seu cotidiano se esses fatores são significativos ou não. Há muitos casos em migrar os dados para um backup na nuvem pode não ser um bom negócio.

As vantagens de utilizar fitas magnéticas para backup de dados

Vamos começar pelas vantagens de se utilizar fitas magnéticas para backup de dados. Basicamente, podemos listar quatro situações sobre as quais esse meio ainda tem predominância sobre os demais.

1. Menor custo efetivo

Devido a alta capacidade de armazenamento que as fitas magnéticas têm, os custos relacionados ao backup de dados costumam ser baixos. De acordo com Rob Sloan, diretor de pesquisas em cibersegurança do The Wall Street Journal, o custo por terabyte de uma fita magnética ainda é mais baixo do que o de qualquer outro meio. Segundo ele, as fitas podem ser armazenadas em locais terceirizados a um custo menor do que os dos planos de armazenamento na nuvem.

2. Portabilidade

Se comparada a outras formas físicas de armazenamento, as fitas magnéticas são uma das opções mais portáteis que existem. Elas podem ser transportadas com facilidade, são leves e têm uma vida útil longa, o que as torna ainda uma boa escolha, mesmo quase 50 anos depois do seu lançamento.

vantagens e desvantagens de fitas magnéticas para backup de dados

3. Sem exposição a ameaças online

As brechas de segurança detectadas em sistemas de armazenamento muitas vezes são as responsáveis por vazamentos importantes de dados. Uma das formas de se proteger com relação a isso é permanecer off-line e, nesse aspecto, as fitas magnéticas se mostram um bom negócio em termos de segurança.

4. Maior durabilidade

Estima-se que, em condições adequadas de armazenamento, os dados armazenados em fitas magnéticas possam durar por cerca de 30 anos. Esse é um tempo médio maior do que o dos HDs (5 anos), das memórias flash (5 a 10 anos) e dos DVDs e CDs (2 a 10 anos, dependendo da forma de gravação).

As desvantagens de utilizar fitas magnéticas para backup de dados

Com o passar do tempo, algumas desvantagens de se utilizar fitas magnéticas para backup de dados foram se tornando mais evidentes. Para certas empresas, elas podem ser significativas na tomada de decisão, enquanto para outras podem ser secundárias.

1. Alto valor inicial

Para quem já tem fitas magnéticas e equipamentos para leitura, os custos são muito atrativos. Porém, para aqueles que estão pensando em montar essa estrutura agora, pode ser que não valha a pena. Os equipamentos especiais são caros e os custos de configuração são acima da média dos demais.

2. Lentidão na busca de informações

Em questão de segundos é possível encontrar informações que estejam armazenadas na nuvem. O mesmo não acontece com as fitas magnéticas. É preciso localizá-las fisicamente e, depois, encontrar o ponto em que elas estão. Essa perda de tempo pode ser significativa quando se trata de dados cujo acesso precisa ser imediato ou contínuo.

vantagens e desvantagens de fitas magnéticas para backup de dados

3. Susceptibilidade a danos físicos e ambientais

Como todas as mídias físicas, elas estão sujeitas a danos causados pelo ambiente. Isso inclui altas temperaturas, umidade, proximidade a campos magnéticos, poeira e manuseio inadequado. Essas ameaças podem representar a perda completa dos dados – um risco muito maior se comparado à armazenagem na nuvem.

4. Dificuldade de recuperar arquivos específicos

Por sua forma de armazenamento, torna-se mais difícil recuperar um arquivo específico em caso de problemas. Os dados são salvos de forma sequencial de maneira que a perda de uma parte, por exemplo, pode se constituir em um empecilho definitivo para a recuperação.

Vale a pena investir em fitas magnéticas para backup de dados?

A resposta para essa pergunta é “depende”. Listamos aqui os principais pontos positivos e negativos dessa tecnologia. Se as desvantagens não forem significativas para a sua empresa, como por exemplo em caso de dados que são acessados com baixa frequência, essa pode ser uma ideia interessante.

Porém, se você está pensando em montar agora uma estrutura como essa, pode ser que investir em uma opção mais moderna seja mais interessante. Tudo vai depender daquilo que você espera. Coloque os custos no papel e faça a suas projeções.

Comment Facebook
Post Relacionado