Blog

Como deletar permanentemente apps no seu celular

Dicas

Excluir apps sem uso é uma das ações que você deve fazer sempre no seu smartphone. Porém, falamos de deletar apps permanentemente e não apenas excluí-los da tela inicial, como muitas pessoas fazem.

Smartphones com maior capacidade de armazenamento, de certa forma, deixaram os usuários mais acomodados. Hoje, demora até que toda a capacidade de armazenamento seja preenchida de forma que só percebemos o quanto a memória está lotada quando ela está próxima de ficar cheia.

Neste artigo vamos aprender como excluir de uma vez por todas apps que não estão em uso no seu celular. Mais espaço de armazenamento livre resulta em um melhor desempenho geral do seu aparelho.

Como excluir aplicativos permanentemente no Android

Vamos explicar detalhadamente como excluir aplicativos permanentemente no Android. No iOS esse problema não ocorre porque todos os apps ficam aparentes. Já no Android, há diferença entre os apps instalados e os apps que são exibidos nas telas principais de navegação.

Método 1

A primeira forma de excluir apps permanentemente é também a mais simples. Ela está disponível apenas nos aparelhos que rodam as versões mais recentes do Android (algumas customizações do Android 8.0, além do Android 9.0 e 10).

Passo 01: Toque e segure sobre o ícone de um aplicativo que deseja desinstalar.

Passo 02: Basta tocar na opção “Desinstalar” para que ele seja apagado completamente.

Método 2

Esse segundo método funciona tanto nas versões mais antigas do sistema operacional Android quanto nas mais recentes. Recorra a ele caso o método 1 não esteja disponível no seu aparelho.

Passo 01: Abra o app de Configurações.

Passo 02: Role até encontrar a opção “Notificações de Aplicativos” e toque sobre ela.

Passo 03: Em seguida, escolha “Ver todos os aplicativos”.

Passo 04: Localize o app que deseja desinstalar permanentemente e toque sobre ele.

Passo 05: Por fim, toque em “Desinstalar”.

Atenção: se você optar pela função “Desativar” o app somente será impedido de ser executado ou de usar os recursos do sistema. Porém, ele continuará instalado e ocupando espaço de armazenamento.

Método 3

Menos comum, o terceiro método de desinstalação permanente passa pela Play Store. Você pode acessar a loja oficial de aplicativos e solicitar a desinstalação da mesma maneira que você faz uma instalação.

Passo 01: Acesse a Play Store.

Passo 02: Localize o app que deseja desinstalar. 

Passo 03: Agora, basta tocar na opção “Desinstalar” ao invés de “Instalar” e pronto.

As referências ao aplicativo em questão continuarão aparecendo na Biblioteca, na opção “Meus Aplicativos e Jogos”. Contudo, o mais importante é que o ele não estará mais ocupando espaço de armazenamento no seu aparelho.

Evite sobrecarregar seu smartphone

Embora em teoria não exista problema algum em utilizar a capacidade máxima de armazenamento de um celular, na prática não é assim que as coisas funcionam. O recomendável é que você sempre tenha um espaço razoável disponível para que o fato de ele estar sobrecarregado não prejudique o desempenho.

Quando a capacidade de armazenamento está no limite, apps podem deixar de ser atualizados automaticamente, impedindo que você receba atualizações de segurança. Além disso, uma simples foto em um momento especial pode se perder caso não exista um local disponível para que ela seja salva.

Portanto, crie o hábito de pelo menos uma vez a cada 30 dias fazer uma limpeza nos apps instalados. Se já faz mais de um mês que você não usa um aplicativo, então considere sua desinstalação. Agora, se já faz mais tempo do que isso – três meses, por exemplo – apague-o sem pensar duas vezes. Você sempre poderá baixá-lo novamente quando for preciso.

***

Mesmo mantendo a sua capacidade de armazenamento em dia, perdeu arquivos que eram importantes para você? Entre em contato com a CBL Tech, somo líderes mundial em recuperação de dados.

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.