Blog

5 mitos sobre o HD que você sempre achou que fossem reais

Tecnologia

Em todos os assuntos, há sempre mitos nos quais muitas pessoas acreditam que não correspondem à realidade. Quando se trata de discos rígidos, por exemplo, muitas pessoas, até mesmo com certo conhecimento técnico, propagam algumas máximas que não são verdadeiras.

Se você já acreditou em algumas dessas histórias, não se preocupe: isso é mais comum do que você imagina. Porém, estamos aqui para ajudar a esclarecer e para por fim de uma vez por todas a alguns mitos relacionados ao HD que certamente você já ouviu falar.

01. Formatar um HD repara setores danificados

Mito. Não é bem assim que as coisas acontecem. A simples formatação de um disco rígido não é um processo mágico no qual setores danificados de um HD voltam a funcionar. O que ocorre na prática é uma espécie de “varredura para baixo do tapete”.

Os setores danificados (bad sectors) continuam lá, porém ocultos. Isso faz com que o sistema operacional não os cogite como opções na hora de procurar um espaço para salvar novos arquivos. Portanto, aos olhos do SO é como se esses setores não mais existissem – daí a crença de muitos que eles seriam reparados.

02. Um dado apagado do HD desaparece para sempre

Mito. Tecnicamente não é isso que ocorre. Um dado apagado do disco rígido é simplesmente marcado como apagado e assim ele fica até que seja sobrescrito por outro dado. É por essa razão, por exemplo, que uma das recomendações para recuperação de arquivos é para que o processo seja feito em no máximo 30 dias.

Nesse período, é pouco provável que todo o espaço de armazenamento tenha sido reutilizado. Portanto, tenha em mente que mesmo apagado um dado ainda pode estar disponível no hard disk. Redobre as suas preocupações com segurança se estivermos falando de dados sensíveis ou confidenciais.

03. Manter um HD permanentemente ligado reduz sua vida útil

Mito. Essa percepção tem relação direta com a forma de funcionamento dos discos rígidos. Enquanto há energia os pratos seguem girando e, por essa razão, há quem acredite que quanto maior for o tempo de uso, mais próximo o HD está de atingir o seu limite de vida útil. Na prática, entretanto, esse cenário não se confirma.

A verdade é que somente o calor excessivo é uma das causas asseguradas para a redução da vida útil de um HD. É por isso que servidores que operam 24 horas são mantidos em salas com temperaturas frias. A ideia é que a manutenção da operação contínua não é um problema, mas o calor gerado por ela, sim. Uma vez controlado o calor, então não há com o que se preocupar.

04. Não é possível recuperar dados após uma reformatação

Mito. Quando falamos de formatação de dados, especialmente em ambientes Windows, em geral a formatação afeta apenas arquivos de sistema. Na maior parte dos casos, os demais dados permanecem inalterados. O que ocorre, como já mencionamos, é uma indicação de que o setor foi apagado e está livre para ser sobrescrito.

É por essa razão que a formatação ou a reformatação não pode ser encarada como um processo de destruição de dados. Assim, softwares específicos e empresas especializadas conseguem fazer varreduras bem-sucedidas no disco rígido para resgatar essas informações mesmo em casos mais extremos de múltiplas formatações.

Você perderá os dados do HD se colocá-lo próximo a imãs

Não é mito, mas pode ser considerado um exagero. Essa preocupação não se aplica aos ímãs que você utiliza em casa, como aqueles utilizados nas lousas ou enfeites de geladeira. Os ímãs podem sim desmagnetizar um HD, mas é preciso que esses ímãs sejam muito poderosos.

Em outras palavras, essa regra se aplica aos desmagnetizadores de laboratórios ou àqueles imãs de ferro-velho capazes de atrair até mesmo carros. Portanto, a menos que você esteja pensando em deixar os seus HDs próximos a ímãs tão poderosos quanto esses, então não há com o que se preocupar. 

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.