Blog

Qual é o melhor tipo de armazenamento para sistemas de monitoramento e vigilância?

Novidades

As câmeras de segurança são uma solução cada vez mais comum e acessível em diversos lugares. Residências, condomínios e empresas em geral recorrem a esse método para proporcionar maior segurança para todos, podendo identificar furtos, roubos e acidentes com maior clareza.

Porém, quando se trata de armazenamento para sistemas de monitoramento e vigilância ainda há muitas dúvidas. Escolher o melhor tipo de dispositivo para gravação de dados, por exemplo, implica em considerar soluções que sejam capazes de salvar conteúdo 24 horas por dia de forma ininterrupta.

Esses dados precisam ficar armazenados por pelo menos 30 dias, conforme recomendação das autoridades. Em alguns casos excepcionais, como nos bancos do Rio de Janeiro, a legislação prevê que o conteúdo deve ficar salvo por pelo menos dois anos. Portanto, considerar as soluções mais viáveis é fundamental.

Escolhendo as melhores soluções em armazenamento

A escolha do tipo de dispositivo de armazenamento deve levar em consideração a quantidade de conteúdo que será gravada e os custos. Sistemas com uma ou duas câmeras podem requerer soluções diferentes de locais com dezenas ou centenas de câmeras. As soluções precisam ser escaláveis e viáveis.

Os DVRs de vigilância estão entre as soluções mais simples. Um disco é capaz de suportar até 32 câmeras. Já os gravadores de vídeo em rede (NVR) também suportam o mesmo número de câmeras, mas otimizam o espaço para gravação em vários discos. 

Por fim, locais que requeiram maior quantidade de câmeras ou registro de imagens de maior qualidade devem se atentar aos discos rígidos de maior capacidade, em versões de até 6 TB. Outra opção depende ainda dos recursos de rede que a companhia dispõe. 

O armazenamento de arquivos na nuvem é uma realidade cada vez mais desejada, mas nem todos os locais estão preparados para transacionar arquivos desse porte em grandes quantidades sem que haja comprometimento no desempenho da conexão.

Considerando a relação custo-benefício

Antes de fazer qualquer escolha, é preciso pensar em algumas variáveis, tais como: 

  • A quantidade inicial de câmeras e as perspectivas de escalonamento;
  • A qualidade de imagem necessária no armazenamento;
  • O tempo de armazenamento;
  • A qualidade de conexão necessária para soluções em nuvem;
  • O capital disponível para investimento.

O interesse pelas soluções de armazenamento na nuvem tem crescido nos últimos anos, mas há que se considerar que o sistema de considerar ainda um bom firewall, sistemas antimalwares e softwares de monitoramento do estado de segurança dos equipamentos. O conjunto de itens pode encarecer o pacote.

Já o armazenamento em storages continua sendo uma das opções mais comuns. Pendrives, cartões de memória e DVDs são as soluções para quem tem uma demanda menor em termos que quantidade de conteúdo e resolução de imagens. 

Já os HDs e, em menor escala, os SSDs são a alternativa armazenamento de um volume maior de dados. Esses sistemas podem ainda ser de três tipos: NAS (Network Attached Storage), DAS (Direct Attached Storage) e SAN (Storage Area Network).

.....

A instalação e a gestão de sistemas de armazenamento de imagens de segurança é um tema complexo, pois envolve múltiplos fatores. É importante considerar as necessidades de uso das imagens, a previsão de escalabilidade (a quantidade de câmeras) e a disponibilidade de investimento. Os custos têm ampla variação.

Por isso, nós recomendamos que a instalação e a escolha desses sistemas sempre siga a orientação de especialistas. Leve em consideração ainda o fator segurança, pois a proteção dos dados é parte fundamental nesse processo. Algumas tecnologias impedem que danos aos equipamentos de segurança resultem na perda de dados, o que pode ser  essencial em casos de assalto.

Comment Facebook
Post Relacionado

AVISO CORONAVÍRUS – Covid-19

Prezados clientes,

Devido aos últimos acontecimentos sobre o coronavírus – Covid19 - e suas consequências, informamos que estamos funcionando, porém, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades de saúde de cada localidade onde temos unidades da CBL Tech.

Estamos funcionando para recebimento de serviços, inclusive os de urgência, porém é importante que entrem em contato antecipadamente conosco para saberem quais de nossas unidades estão em pleno funcionamento ou em horário especial reduzido ou ainda em recesso até que voltemos ao funcionamento normal.

Nosso compromisso é sempre com você e, neste momento, seguir as recomendações das autoridades de saúde é a melhor forma de podemos colaborar pelo bem de todos.

Desde já, agradecemos sua compreensão e nos colocamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos.