Destruição Segura de Dados
Qualquer mídia, quaisquer dados, qualquer sistema operacional, qualquer hora
A CBL Tech está credenciada para a Destruição Segura de Dados porque segue as normas brasileiras e internacionais de Segurança da Informação. Realizamos o apagamento dos dados com segurança, lógica e magneticamente, bem como providenciamos a destruição física de maneira irrecuperável segundo as determinações do DSS (Defense Security Service do governo americano) e seguindo as normas ambientais para a destinação dos resíduos resultantes da destruição de suas mídias.
Não se desfaça de suas mídias e de seus equipamentos sem antes solicitar à CBL Tech a eliminação garantida de quaisquer vestígios de informações sigilosas.
Por que destruir dados?
Apresentaremos algumas situações que ocorrem com relativa frequência em empresas de todos os portes, e a resposta estará automaticamente respondida:
Situação 1: sua empresa resolveu fazer um upgrade em suas unidades de backup e todos os dados do acervo de fitas serão aos poucos convertidos para novas mídias. As antigas mídias ficarão sem uso e sua a empresa precisa se desfazer delas para desocupar o espaço. Aí surge a pergunta: e os dados que estão gravados nessas mídias? Como eliminá-los com segurança?
Situação 2: sua empresa resolveu fazer uma doação de equipamentos obsoletos: desktops, servidores, unidades de storage, dentre outros. Novamente surge a questão: será que existem dados sigilosos em alguns desses equipamentos?
Diversas outras situações em que a segurança da informação estará em pauta poderiam ser mencionadas. Para as situações em que seja conveniente a reutilização das mídias, faz-se necessário o apagamento dos dados. Entretanto, temos que ter certeza de que esse apagamento não deixará vestígios recuperáveis. No caso da empresa não desejar reutilizar mais as suas mídias e nem correr qualquer risco de uma sequência de bits ser restaurada por algum curioso, então é necessário fazer não só a destruição dos dados de forma irrecuperável, como também a destruição física das mídias.
Para destruir uma mídia de forma segura, isto é, sem deixar fragmentos que possam conter sequências de bits recuperáveis contendo dados que comprometam a segurança da informação, é necessário usar além de um método seguro, medidas para a destinação final de resíduos. A destruição física implica na deposição de resíduos no meio ambiente e por isso deve seguir normas da legislação ambiental. Se pudermos ainda reciclar esse resíduo para evitar impacto ambiental, melhor ainda. Iremos unir o útil ao agradável.
Qual o método mais seguro de destruição de dados?
A CBL Tech tem as três soluções! Fazemos o apagamento seguro dos dados por processo físico através de equipamento desmagnetizador certificado pelo DoD (Department of Defense) dos EUA, em seguida fazemos a destruição física das mídias por processo industrial e por fim damos uma destinação ao resíduo final, tal que não agrida o meio ambiente, através da reciclagem por fusão de um “blending” (mistura de materiais) adequado para reaproveitamento industrial.
Todas as etapas e processos estão de acordo com o disposto pelos órgãos governamentais responsáveis pela legislação Federal, Estadual e Municipal do Meio Ambiente e da Norma Brasileira de Segurança da Informação, ABNT NBR ISO IEC 1799. Dessa forma não há como reaver sequer um bit de informação. Todo o processo recebe um Certificado de Destruição Segura, onde cada etapa é especificada juntamente com a norma oficial correspondente.
É possível reutilizar a mídias com segurança?
Não, não é possível. Após o apagamento magnético dos dados, as mídias tornam se inutilizáveis.
Solicite uma avaliação de destruição segura de dados ou de mídias. Entre em contato!