Mesmo que sua empresa não tenha como foco de atuação as áreas de computação e TI, é muito provável que ela precise lidar com diversos dados e arquivos digitais. Basicamente todos os modelos de negócios precisam estar conectados à web, usando este meio para estar em comunicação com seus fornecedores e clientes, além de registrar diversas informações vitais para os seus desempenhos.
Devido a isso, é cada vez mais necessário realizar um backup para armazenar esses dados. Afinal, a perda dessas informações pode colocar todo o negócio em risco. Mas qual a melhor solução para fazer esse armazenamento?
Se você possui essa dúvida, fique tranquilo! Preparamos este artigo para lhe ajudar a encontrar o backup ideal dos dados da sua empresa, além de saber como recuperá-los caso algum imprevisto ocorra.
O que é backup? Qual a sua importância?
Muitas pessoas cometem o erro de associar backup a uma simples cópia de algumas informações. Porém, essa atividade envolve muito mais do que simplesmente copiar dados e arquivos digitais e inseri-los em outra fonte de armazenamento.
De nada adianta, por exemplo, duplicar alguns arquivos do seu computador e armazená-los num HD externo se não for possível recuperar de forma ágil essas informações caso o seu PC seja comprometido ou tenha os dados apagados.
Um backup precisa ser efetivo, fazendo com que o gerenciamento e recuperação dos arquivos seja o mais rápido e eficiente possível. Somente assim as informações necessárias estarão em segurança e poderão ser acessadas quando necessário.
Realizar um backup é de suma importância, pois no mundo atual, os dados e arquivos digitais se tornaram verdadeiros ativos das empresas. Já imaginou o impacto de perder de uma hora para a outra todas as informações dos seus clientes, o registro e banco de dados dos seus funcionários, os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas emitidas e todo o histórico do seu fluxo de caixa e contas a pagar?
No melhor dos cenários, você e a sua empresa teriam um grande trabalho para poder reunir essas informações do zero, podendo ter suas atividades totalmente paralisadas no pior dos casos. Por isso, realizar um backup corporativo é tão importante.
Quais os principais tipos de backup para uma empresa?
Existem três elementos que compõem um bom backup corporativo. São eles: estrutura de armazenamento, software efetivo de backup e política de backup. Existem diversas soluções que contemplam, de diferentes formas, esses três pilares. Vamos conhecê-las.
Backup interno
No backup interno, um software de armazenamento é usado para copiar os dados de um servidor em outro servidor inserido na própria empresa ou por meio de um dispositivo físico. Como exemplo, pode-se citar o uso de um pendrive para salvar informações armazenadas em um PC.
Apesar de em alguns casos ser a solução mais fácil, ela acaba sendo perigosa, pois há grandes riscos de serem perdidas as informações inseridas tanto no servidor original como na fonte do backup, visto que ambos estarão no mesmo local. Um incêndio, por exemplo, pode fazer com que esse backup se torne ineficiente.
Backup externo (nuvem)
Esse tipo de backup ganhou muita popularidade nos últimos anos, devido à sua redução de custos, rapidez e maior segurança. Nele, os dados mantidos no servidor original são copiados e inseridos num serviço de armazenamento em nuvem. Geralmente, uma empresa terceira fica responsável pelos custos de armazenamento e proteção de dados, fazendo com que esses arquivos possam ser recuperados mesmo quando houver um ataque ou sinistro no local onde o servidor original está localizado.
Backup híbrido
Nesta modalidade, o backup é feito num servidor físico, com suas informações sendo inseridas num serviço de armazenamento externo. Esta opção se torna uma boa forma de induzir empresas que ainda estão em seus processos de digitalização e modernização, garantindo que as suas informações vitais não sejam perdidas caso haja um acidente ao servidor ou local interno onde o backup tenha sido realizado.
Fitas magnéticas: a queridinha dos backups
Existem muitos dispositivos que podem ser usados para a realização de backups internos ou externos, como servidores, HDs externos, data centers próprios ou terceirizados e serviços de armazenamento em nuvens. Porém, as fitas magnéticas seguem sendo uma das soluções mais usadas para backups corporativos.
Por serem produtos de baixo custo capazes de armazenar grandes quantidades de dados, elas acabam sendo uma das soluções mais adotadas por aqueles que querem manter seus dados e arquivos empresariais em segurança. Outro ponto positivo das fitas magnéticas é que elas podem ser armazenadas em locais pequenos, não exigindo a criação de grandes espaços para datas centers e servidores.
Porém, assim como as demais formas e dispositivos usados para backups, as fitas magnéticas podem estar sujeitas a eventualidades que podem destruir as informações inseridas nelas. Por isso, é sempre bom contar com o serviço de uma empresa especializada na recuperação desses dados.
A CBL Tech, empresa referência mundial na recuperação de dados, oferece soluções para os principais problemas na hora de realizar a recuperação de uma fita magnética, sendo eles:
- Erro de Backup de Software
- Desastres, fogos e inundação
- Dados corrompidos
- Recuperação de Dados de Fitas Reinicializadas
- Mídias Falhas e Erros de Mídia
- Backups Sobrescritos
- Fitas Fisicamente Danificadas
- Tecnologia LTO (Linear Tape Open)
- Tecnologia DLT
- Tecnologias DDS e DAT
- Tecnologia AIT
- Tecnologia Exabyte e Mammoth
A CLB Tech ainda oferece serviços para destruição completa dos dados armazenados em fitas magnéticas, fazendo com que esses dispositivos possam ser usados para a realização de novos backups. Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções.
Fonte(s):