Apresentado pela primeira vez em 1988, o sistema RAID ainda é um dos modelos mais usados na hora de se realizar um backup. Isso se deve pela sua tecnologia, que permite a identificação e leitura de diversos drives como uma única unidade de disco. Assim, se um deles falhar, os demais poderão assumir o controle e continuar com o armazenamento dos arquivos.

Dessa forma, há uma maior confiabilidade de registros digitais, além de um acesso mais rápido. Se você deseja conhecer mais sobre esse conceito e saber se essa forma de backup é a ideal para o seu negócio, você está no lugar certo! Siga com a gente para saber mais sobre o sistema RAID e seus principais benefícios.

O que é RAID?

RAID nada mais é do que a sigla para “Redundant Arrays of Inexpensive Disks”, que pode ser traduzido como Matriz Redundante de Discos Baratos. Esse conceito é usado para descrever o agrupamento de múltiplos discos rígidos em apenas uma unidade lógica.

Dessa forma, todos os dados armazenados em um backup são inseridos em todos esses discos, mitigando assim as chances de falhas. Além disso, há um ganho no espaço disponível para armazenamento, visto que serão usados mais de um HD neste processo. Por exemplo, se forem usados quatro discos de 1TB cada, o sistema irá entender que há um único disco com um espaço disponível de 4TB.

Como funciona o RAID?

Um sistema RAID consiste de dois aspectos, que operam de forma independente. São eles a organização dos dados na matriz e a implementação dos processos de instalação. Já o armazenamento dos arquivos pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais utilizadas:

Distribuição

Funciona pela divisão do fluxo de dados em blocos. Nesse método, o RAID consegue dividir a gravação dos arquivos que devem ser armazenados, evitando que haja uma sobrecarga ou lentidão. Assim, caso um disco rígido apresente problemas, os demais seguirão em pleno funcionamento.

Espelhamento

Nesta modalidade, os dados na matriz são copiados e inseridos de forma simultânea em todos os discos rígidos. Ao contrário da distribuição, o foco não está no melhor desempenho, mas sim na segurança, visto que se um disco rígido for danificado, as informações inseridas nele não serão perdidas.

Paridade

A paridade é a soma de todos os dispositivos usados na matriz. Nesta função, os dados são calculados em blocos, e se um HD falhar, haverá um recálculo a partir de todos os dispositivos utilizados na fonte original onde estão os arquivos que precisam de um backup.

Em que consiste o sistema?

O RAID é composto de 11 diferentes tipos de arranjos, sendo 10 voltados para a redundância das informações e 1 destinado a atingir velocidades elevadas para a escrita e leitura dos bytes dos arquivos que devem ser gravados. Os principais são:

  • RAID 0: tem como finalidade aumentar a velocidade de leitura e gravação de dados. Neste nível, todos os HDs são acessados como se fossem um único disco, com os dados sendo divididos e gravados ao mesmo tempo;
  • Raid 1: usa o método de espelhamento, aumentando a velocidade da leitura dos dados. Usado para garantir a confiabilidade do sistema;
  • RAID 0 + 1: soma dos dois métodos citados acima. Para isso, é necessário ter pelo menos 4 discos rígidos disponíveis, sendo dois para cada nível;
  • RAID 1E: utiliza tanto técnicas de distribuição como de espelhamento, para garantir que nenhum dado seja perdido;
  • RAID 5: usa os métodos de distribuição e paridade, promovendo assim uma melhor velocidade de leitura das informações. Tem como principal finalidade servidores com grandes quantidades de HDs;
  • RAID 5E: sua única diferença em relação ao RAID 5 é a inserção de um espaço que permite a reconstrução de uma matriz caso haja uma falha imediata;
  • RAID 6: se assemelha ao RAID 5, mas tem como diferencial o uso de duas funções distintas de paridade. Necessita de três ou mais HDs para ser implementado.

Quais as vantagens do backup em RAID?

Um backup em RAID pode trazer grandes vantagens para um modelo de negócios, especialmente em corporações que precisam lidar com grandes quantidades de dados e arquivos digitais.

Um dos principais benefícios é a maior segurança de dados, visto que a tecnologia protege contra possíveis falhas de hardwares e softwares. Por meio desse método, mesmo que um dos discos rígidos seja completamente destruído, não haverá a perda de informações vitais.

Além disso, o RAID oferece um ótimo desempenho, tendo uma alta velocidade de leitura e gravação de dados e arquivos. Também há uma maior agilidade para a resolução de problemas que afetam HDs e demais unidades de armazenamento.

Devido a tudo isso, o método RAID se torna uma ótima opção para empresas que desejam manter suas informações de backup tanto seguras como fáceis de serem acessadas.

Fonte(s):

HDStore e ValueHost.