Qual é o patrimônio mais importante da sua empresa? Você pode apontar imóveis, maquinário ou mesmo pessoas como itens fundamentais, mas são os dados dos seus clientes que, se forem perdidos da noite para o dia, podem representar o fim do seu negócio.

Por isso, tomar todos os cuidados de segurança digital, protegendo informações sensíveis com cópias de segurança e garantindo que os dados não ficarão expostos a terceiros é essencial. Uma simples falha de segurança, seja ela de hardware ou mesmo humana, pode comprometer a solidez da sua empresa – e algumas companhias não conseguem nem mesmo se recuperar desses impactos.

Em razão disso, a pergunta que fazemos é: como está a segurança digital da sua empresa? Se você não tiver respostas para alguns dos questionamentos a seguir, ou não tiver planos de contingência para contenção de danos, então é melhor buscar desde já alternativas que o permitam proteger ou recuperar dados quando necessário sem maiores complicações.

1. Fortaleça os sistemas da sua empresa

Como já mencionamos, existem diversas ameaças que podem comprometer os dados da sua empresa. Hackers e pessoas mal-intencionadas estão sempre procurando brechas e seus sistemas precisam estar preparados para suportar esses ataques. As formas de invasão incluem:

  • Phishing: links que roubam informações dos usuários quando são clicados, geralmente enviados por email ou mensagens de texto;
  • Ataques DDoS: direcionamento massivo de tráfego a fim de derrubar um servidor, superando o volume de acessos simultâneo suportado.
  • Spyware: softwares que espiam as ações de um usuário no sistema.
  • Ransomware: softwares que sequestram dados digitais, tornando-os inacessíveis.

2. Utilize sistemas de certificação digital

Sistemas de certificação digital são chaves criptográficas com senhas que servem para validar os acessos de um determinado usuário. Existem diversos tipos de certificações e é válido conhecer as diferenças entre elas e a usabilidade de cada uma para o seu sistema. São alguns exemplos:

  • Certificados SSL/TLS: serve para validar a troca de dados entre páginas e ambientes virtuais;
  • Carimbo de tempo (time stamp): relaciona ações com data e horas exatos, para fins de comprovação eletrônica;
  • Code signing: valida a integridade de códigos de programação.

3. Tenha cópias de segurança de dados sensíveis

Seja utilizando armazenamento na nuvem ou alocando espaço em dispositivos de hardware, como HDDs e SSDs, o fato é que você precisa ter cópias de segurança dos seus dados. Em caso de eventuais problemas em sistemas ou serviços na nuvem, imediatamente você pode dispor dessas informações sem que haja muito transtorno.

Da mesma forma, conteúdos salvos em HDDs, SSDs e fitas magnéticas podem estar sujeitos a incidentes, mas a boa notícia é que é muito mais fácil recuperar essas informações. Empresas especializadas, como a CBL Tech, têm alto índice de recuperação de dados em dispositivos físicos, o que faz com que as suas garantias aumentem.

4. Tenha uma política de segurança digital

Além de todos esses cuidados, é fundamental que os seus colaboradores saibam exatamente como agir em cada situação. Daí a importância de elaborar uma política de segurança digital. Trata-se de um documento, validado por especialistas e ao qual todos devem ter acesso, relacionando boas práticas e medidas de contingência em caso de problemas.

Defina níveis de permissão, com restrições de acesso para determinados colaboradores de acordo com as necessidades de cada um. Inclua ainda no texto a periodicidade das cópias de segurança, os locais de armazenamento e os procedimentos que devem ser seguidos à risca no manuseio e gestão de dados.

5. Reforce a sua segurança

Se você chegou até aqui e implementou todas as soluções sugeridas, sem sombra de dúvidas está muito mais protegido para lidar com qualquer tipo de imprevisto. Porém, é comum vermos empresas dando atenção para o cenário “macro” e deixando de lado ações muito mais simples do dia a dia.

Por exemplo: não se esqueça de utilizar softwares antivírus e antimalware nas máquinas. Troque as senhas periodicamente e opte por aquelas consideradas mais fortes – de preferência geradas por computador. Utilize um gerenciador de senhas para manter as chaves mais difíceis de decorar e restrinja o acesso a esse recurso.

…..

Se você precisar de serviços de recuperação de dados, a CBL Tech é referência no país sobre o assunto. Trabalhamos com todos os tipos de unidades físicas, como SSDs, HDDs e fitas magnéticas e você só paga após a garantia de recuperação das informações. Consulte-nos e comprove a qualidade.