Os dados da sua empresa estão seguros e a salvo de ataques digitais, desastres tecnológicos ou simples falhas humanas? Se você teve dúvidas para responder a essas perguntas esse pode ser um sinal de que a sua companhia não adota as melhores práticas de segurança da informação.

Mais do que simplesmente ter cópias de segurança dos dados ou proteger o acesso a eles por pessoas não autorizadas, a segurança da informação deve fazer parte da estratégia do seu negócio. Em outras palavras, ela não é uma despesa, mas sim um investimento e um dos pilares que sustentam o crescimento da sua empresa em médio e longo prazo.

O que é segurança da informação?

Podemos definir segurança da informação como o conjunto de ações tomadas por uma empresa que visa a proteção de dados, seja do acesso de pessoas não autorizadas ou de incidentes capazes de inutilizar ou expor conteúdos que são de responsabilidade da sua companhia. Desde as ações mais simples até o uso de tecnologias mais modernas, todas as boas práticas que você adota no sentido de proteger esse patrimônio é uma ação de segurança da informação.

A segurança da informação se baseia em quatro pilares: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. Em outras palavras, os dados devem ter níveis de confidencialidade, precisam permanecer íntegros mesmo se expostos, devem estar disponíveis mesmo em caso de incidentes e, por fim, devem ser autênticos – não passíveis de adulterações.

Dicas práticas para melhorar a segurança da informação na sua empresa

Há muitos conselhos valiosos que você pode seguir para evitar que os dados mantidos pela sua empresa caiam em mãos erradas. Aqui, listamos 4 deles para você colocar em prática hoje mesmo e minimizar eventuais problemas que possam ser causados em decorrência da exposição ou do comprometimento das informações da sua companhia.

1. Atualização de softwares e drivers é essencial

Esse é o primeiro item com o qual você deve se preocupar. Independentemente do nível de segurança dos softwares e dos equipamentos que você utiliza, garanta que seus drivers, softwares e firmwares estejam sempre atualizados para a versão mais recente fornecida pelo fabricante.

Atualizações de software servem não apenas para correção de falhas, mas também para bloquear acesso a eventuais falhas de segurança. Sem essas atualizações, você fica exposto à ação de pessoas mal-intencionadas que exploram justamente essas falhas – e são justamente os desatualizados que mais sofrem com isso.

2. Crie hierarquia e níveis de acesso às informações

Informações de alta confidencialidade não devem ser acessadas por todos os colaboradores. Um bom sistema é aquele que prevê níveis de hierarquia, nos quais somente quem realmente precisa ter acesso a um determinado pode fazê-lo. Claro, tudo sempre com logs e registros de cada ação, para que eventuais falhas de segurança possam ser rastreadas com maior facilidade.

Grande parte dos erros de segurança que ocorrem nas empresas têm origem em falhas humanas. Um clique em um link malicioso, uma senha exposta em um local indevido ou mesmo o simples acesso a informações às quais não terão utilidade imediata, tudo isso são riscos que podem ser mais bem controlados com boas práticas de segurança da informação.

3. Treine seus colaboradores para reagirem às adversidades

E se um problema acontecer, o que fazer? Você tem um plano de contingência para restabelecer a normalidade em um ataque crítico? Seus dados estão seguros, com backups periódicos, em locais inacessíveis a ataques maliciosos? Se você deu uma resposta negativa a alguma dessas perguntas, então deve agir imediatamente para se precaver.

Para muitas empresas, os dados são os itens mais valiosos que elas têm. O comprometimento de uma base de dados pode tirar empresas do mercado da noite para o dia, não apenas em razão de danos financeiros, mas também pelo comprometimento da reputação da sua companhia. Não dê margem para que problemas possam colocar o futuro da sua empresa em risco.

4. Conte com empresas especializadas para recuperar dados perdidos

A perda de dados em empresas de qualquer porte é mais comum do que se imagina. O ideal é que sempre você tenha uma cópia de segurança dessas informações, mas se não for possível acessá-las de imediato, não tente resolver o problema por conta própria. Se existir alguma chance de recuperar os dados, as chances são maiores se você deixar esse trabalho nas mãos de empresas especializadas.

Tenha parcerias e contato direto com companhias experientes na recuperação de dados. Elas poderão agir de imediato para minimizar danos, garantindo não apenas a recuperação, mas a confiabilidade das informações.

…..

A CBL Tech é líder mundial em recuperação de dados de HDDs, SSDs, RAID e fitas, entre outras mídias. Temos ainda uma política de não cobrar do cliente caso não haja como recuperar os dados. Em caso de problemas, consulte-nos e solicite um orçamento.