Os HDs externos deixaram de ser um item de luxo e passaram a ser mais um entre os muitos que carregamos no dia a dia. Ainda que a nuvem seja uma alternativa para guardar arquivos, algumas informações ficam mais seguras quando guardadas offline, isso sem falar nas vantagens de não precisar fazer download de arquivos imensos.

O custo de um HD externo caiu bastante nos últimos anos e mais modelos foram colocados no mercado. É bem provável que você tenha pelo menos um aí na sua casa, mas será que você anda cuidando direito dele? Adotar alguns hábitos básicos pode ajudar a aumentar a vida útil do produto.

Um HD externo dura em média seis anos quando utilizados de forma intensa. Siga essa lista de cuidados para fazer com que eles tenham chance de funcionar por muito mais tempo.

1. Cuidado com impactos bruscos

É preciso lembrar que um HD é um dispositivo mecânico e, por essa razão, trepidações fortes ou impactos podem comprometer seu funcionamento. Embora os modelos mais recentes sejam construídos de forma que se apresentem de maneira mais resistente a esses imprevistos, os cuidados continuam sendo os mesmos.

Se for transportar o aparelho em uma bolsa ou mochila, coloque em um local em que ele fique ajustado e não se movimente muito. Se possível, revista-o com um tecido macio, além de uma capa protetora. Você pode encontrar modelos sob medida no mercado para HDs externos das mais diversas marcas.

2. Evite conexão permanente com o computador

A vida útil de um HD externo é medida também pelo tempo de utilização. Muitas pessoas utilizam HDs externos como extensões permanentes em seus computadores, o que faz com que mesmo “inativos” eles estejam o tempo todo ligados, recebendo energia e à disposição para transacionar dados.

Assuma o seguinte hábito: se não estiver utilizando o HD, desconecte o equipamento do computador sempre que possível. Isso ajudará você a reduzir a quantidade de horas de utilização e, consequentemente, aumentar as chances de que a vida útil do produto seja maior.

3. Faça backups periódicos

HDs externos são utilizados por muitos usuários como dispositivos de backup. Porém, mesmo os backups precisam se uma cópia de segurança. Como já mencionamos, a vida útil média de um equipamento como esse é de seis anos. Então, por que não ter uma segunda cópia de dados que são realmente sensíveis?

Você não precisa necessariamente recorrer a outro HD externo. Uma opção é deixar uma cópia desses arquivos na nuvem. Dessa forma, eventualmente você poderá acessar essas informações online, evitando até mesmo ter que conectar o dispositivo ao PC.

4. Faça desfragmentação de disco

Recorrer à desfragmentação de discos de tempos em tempos é recomendado para HDs e no caso dos externos a regra também se aplica. Dados apagados ou modificados vão criando fragmentos no disco rígido, deixando-o mais lento com o passar do tempo. A desfragmentação serve para reorganizar esses dados e fazer com que o dispositivo funcione de maneira otimizada.

A boa notícia: o uso do desfragmentador de disco é um recurso nativo do Windows. No Menu Iniciar, digite “Desfragmentar e Otimizar” para encontrar o aplicativo. Selecione a unidade de disco correspondente ao HD externo e aguarde até que o processo seja concluído. Quanto maior o espaço de armazenamento, mais tempo levará.

5. Outros cuidados extras

Apesar de não ser tão comum, um HD pode ser desmagnetizado se ficar próximo a ímãs muito fortes ou a dispositivos magnéticos. Os modelos mais recentes contam com proteções que colocam esse risco muito próximo de zero, mas não dá para dizer que é impossível que isso aconteça. Na dúvida evite.

Não deixe também o HD exposto a altas temperaturas, como dentro de mochilas e bolsas sob sol intenso ou perto de fornos e aquecedores. Altas temperaturas são prejudiciais aos eletrônicos em geral da mesma maneira que água e líquidos também podem provocar verdadeiros estragos.

…..

Precisa com urgência consultar a possibilidade de recuperação de dados de um HD externo? Não se preocupe. A CBL Tech possui um serviço de emergência disponível 24 horas por dia, gratuitamente. Ligue para 0800 643 1166 ou faça uma consulta diretamente no nosso site.