Dependendo da visibilidade da sua empresa ou do volume de dados armazenados, é bem provável que os seus sistemas e servidores impeçam pelo menos um ou dois ataques por dia. Felizmente, a maioria deles está longe de obter algum resultado, mas isso não exclui o fato de que você precisa proteger suas informações.

Os chamados crimes cibernéticos podem ocorrer com empresas de pequeno, médio e grande porte, mas nem sempre ficamos sabendo disso pela mídia. Além de prejuízos diretos com a perda de dados ou a interrupção das atividades em ritmo normal, esse tipo de ataque impacta também na reputação do negócio. Afinal, como confiar em uma empresa que não consegue proteger as informações dos seus clientes?

Infelizmente, os riscos cibernéticos são mais comuns do que se imagina. A boa notícia é que se proteger desses ataques é um investimento cada vez mais acessível e sua empresa deveria considerar seriamente reforçar a segurança quando se trata de proteção de dados. Aqui vão algumas dicas para minimizar as chances de êxito em ataques cibernéticos.

1. Segurança vai além de uma boa equipe de TI

Não se engane imaginando que a segurança dos dados da sua empresa deve estar apenas nas mãos da equipe de TI. Todos os colaboradores devem ser capacitados e ter a compreensão mínima de como evitar cair em golpes ou tentativas de acesso remoto, seja via e-mail ou mesmo acessando sites de origem duvidosa na rede do trabalho.

À equipe de TI cabe a adoção de ferramentas e softwares que permitam restringir o acesso às mais diversas camadas de informação, além de orientar todos os colaboradores sobre boas práticas no uso de senhas e acesso a sistemas. Redobre a atenção em se tratando de trabalho remoto, pois há menos controle sobre as redes utilizadas para acesso.

2. Tenha processos claros sobre quais riscos evitar

Representantes de todas as equipes devem estar envolvidos no processo de mapear os riscos e definir políticas de acesso a dados confidenciais. Esses processos devem ser claros para todos e, de preferência, deve haver métricas que permitam avaliar se os resultados estão sendo satisfatórios ou não.

Além disso, desenvolva possíveis planos de ação em casos de emergência. O que fazer se a rede for invadida? Como identificar quais dados foram comprometidos? Como comunicar os envolvidos para que mudem senhas ou modifiquem formas de acesso? Como rastrear a origem do problema? O que fazer em caso de perda de dados? Respostas a essas e outras perguntas devem ser centralizadas em um setor responsável.

3. Treinamento é o melhor caminho para evitar problemas

Seu departamento de TI tem plena consciência dos riscos e possíveis problemas a serem enfrentados, mas e o restante dos seus funcionários? Mesmo aspectos óbvios do uso de tecnologias podem passar despercebidos por usuários experientes, imagine então no caso de colaboradores com menos conhecimento.

Em razão disso, o melhor caminho é promover treinamento, explicando quais são as melhores maneiras de utilizar cada um dos acessos, as responsabilidades envolvidas no processo e os mecanismos de comunicação imediata em caso de suspeita. Não é raro vermos que um clique simples em um link malicioso pode resultar em danos de grandes proporções.

4. Não se esqueça da autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores já é uma realidade no uso cotidiano. Aplicativos como Gmail, WhatsApp ou mesmo apps bancários investem na comunicação sobre a importância de se adotar a dupla autenticação como forma de minimizar problemas caso uma senha seja comprometida.

Falando em termos corporativos, vale a pena utilizar a mesma lógica, especialmente em se tratando de logins de acesso a dados confidenciais. Certifique-se de que todos os seus colaboradores ativem esse recurso e não o coloquem em segundo plano. É melhor perder alguns segundos no acesso do que comprometer a base de dados sem necessidade.

5. Não subestime o poder dos ataques

Em se tratando de segurança de dados, é importante ter em mente que as soluções que você utiliza hoje podem não ser as mais adequadas daqui a 12 ou 24 meses. No mundo da tecnologia os cenários evoluem muito rápido e mesmo os hackers evoluem no sentido de refinar a maneira como tentam aplicar golpes.

Portanto, mantenha-se atualizado e, principalmente, não subestime o poder dos ataques. Empresas de médio e pequeno porte costumam ser mais relaxadas em suas políticas pelo fato de acreditarem que não são alvos em potencial. Isso pode até ser verdade em um comparativo direto com grandes corporações, mas não significa estar imune.

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