Praticamente todo mundo sabe que ter um backup de dados sensíveis é fundamental. No entanto, na prática, ainda é grande o número de usuários e até mesmo de empresas que não se atentam a esse detalhe.

O resultado é que, em caso de um eventual problema, as informações perdidas podem comprometer seriamente o seu negócio. Dados de clientes podem se tornar irrecuperáveis, representando prejuízos operacionais e financeiros complexos de serem calculados.

As empresas perdem os seus dados por inúmeras razões, mas algumas delas são mais recorrentes. Aqui, listamos cinco das principais causas da perda de dados nas empresas. Sua empresa está preparada para evitá-las?

1. Vírus e malwares

Nem todos os usuários têm o mesmo nível de conhecimento e, por essa razão, não dá para deixar os dados dos seus clientes desprotegidos. Softwares antivírus e antimalwares precisam estar instalados e em execução sempre que se tratar de acesso a dados sensíveis.

Um simples clique de um desavisado em um link por e-mail pode resultar no acesso remoto às suas informações e no corrompimento da base de dados. Independentemente do nível de proteção aplicado, certifique-se que sempre haverá um software instalado, atualizado e em execução.

2. Problemas relacionados aos discos rígidos

Grande parte dos problemas relacionados à perda de dados têm relação com os HDs. Segundo dados do Consoletech, cerca de 140 mil HDs apresentam problemas todas as semanas no mundo; 60% dos problemas ocorrem devido a falhas mecânicas e outros 40% são relacionados a erros humanos.

Alguns indícios de que um HD pode apresentar problemas incluem falhas repentinas constantes, superaquecimento, lentidão no processamento, barulhos durante a busca de dados ou arquivos corrompidos de forma aleatória. Ter uma cópia dos dados na nuvem ou em outros dispositivos é fundamental para que evitar que o problema se agrave.

3. Roubo de equipamentos

É cada vez mais comum que as empresas adotem notebooks no lugar de desktops como ferramenta de trabalho para os seus colaboradores. Se por um lado eles são mais flexíveis e versáteis, por outro deixam os dados de acesso a sistemas e informações sobre seus clientes mais expostos.

Cerca de 25% dos roubos de produtos de TI ocorrem nos veículos de transporte. Aeroportos, hotéis e restaurantes são outros locais visados. Ainda, estima-se que notebooks roubados foram a fonte de 40% dos dados roubados entre 2005 e 2015. Além de serem protegidos, o conteúdo desses dispositivos deve estar disponível em outra localidade.

4. Formatação acidental

Embora os softwares modernos sejam mais rígidos quando se trata de formatação de dados, exigindo que os usuários confirmem o procedimento diversas vezes durante o passo a passo, formatações acidentais ainda são mais comuns do que se imagina.

Toda empresa está sujeita a erros humanos a qualquer momento e é impossível reduzi-los a zero. Todavia, é possível prevenir as suas consequências. Adotar o hábito de fazer backups semanalmente evita que cenários como esse se tornem catastróficos para o seu negócio.

5. Picos de energia

Picos de energia elétrica podem resultar no mal funcionamento dos equipamentos. O desligamento abrupto de um computador pode ocasionar corrompimento de software e, consequentemente, perda de dados sensíveis. Estabilizadores de energia auxiliam a evitar que problemas maiores ocorram, mas ainda assim a confiabilidade não é de 100%.

Portanto, se a sua companhia opera em uma região em que problemas como esse são recorrentes, a recomendação é que, além dos estabilizadores, o backup de dados seja realizado semanalmente – ou diariamente, dependendo do volume de informações geradas.

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Em caso de perda de informações na sua empresa, entre em contato com os especialistas da CBL Tech. Somos referência em recuperação de dados e demais serviços relacionados.