A digitalização das empresas trouxe vários benefícios, mas também criou desafios que podem ameaçar os negócios, como sequestros de dados e vazamentos de informações. Neste cenário, a computação forense surgiu como uma ferramenta essencial para a resolução de conflitos e processos judiciais civis, por meio de métodos avançados de coleta e  análise de evidências eletrônicas. 

O que é computação forense

A computação forense é uma área da ciência da computação que lida com a coleta, análise e apresentação de evidências eletrônicas. A atuação dos profissionais forenses é fundamental na proteção de informações confidenciais e na resolução de cibercrimes. Atualmente, as evidências digitais são tão importantes quanto qualquer outra prova física.

Por meio de um conjunto de técnicas e programas específicos, é possível identificar fraudes, sequestro de dados e corrupção, entre outros crimes e problemas causados por erro humano ou do próprio sistema. Ou seja, é possível localizar a fonte do vazamento de documentos, qual usuário apagou ou alterou determinada informação e ainda recuperar arquivos que foram perdidos.

A computação forense pode analisar diversas mídias digitais, a exemplo de notebooks, pen-drives, CD, smartphones e HDs, em busca de dados apagados, escondidos ou danificados acidental ou propositalmente. Ela também atua na recuperação de metadados que fornecem informações sobre a criação, o acesso e a modificação de documentos, além de elaborar um relatório com todos os elementos obtidos.

Computação forense e processos judiciais

Após uma análise forense, é possível que os resultados sejam usados em processos judiciais civis. Para que seja aceito no tribunal, é necessário que o relatório siga parâmetros legais, detalhando o processo de tratamento da mídia e como o teste forense foi realizado. Também é preciso comprovar que o material foi auditado. 

O documento gerado pode auxiliar na identificação de responsáveis por sequestros de dados, fraudes e corrupção, pois segue o rastro das informações para identificar o histórico de acessos aos documentos, por exemplo. A computação forense também atua na recuperação de dados perdidos, seja por acidente, propositalmente ou por erro humano, podendo indicar o problema ou o usuário que causou a perda.

Além disso, ela pode auxiliar em processos envolvendo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Se uma pessoa física tiver suas informações divulgadas por uma empresa, é possível rastrear a origem dos vazamentos – onde e como ocorreu a exposição, além de verificar se foi algo proposital ou acidental. O serviço também é usado para identificar possíveis falhas nos sistemas, permitindo que a organização as solucione antes de qualquer problema. 

A CBL Tech oferece o serviço de computação forense com profissionais altamente capacitados e emissão de relatório seguindo todos os parâmetros legais. Clique aqui e fale conosco.