O RAID (sigla em inglês para Conjunto Redundante de Discos Independentes) é um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, mas que são considerados como uma unidade pelo sistema operacional – esse conjunto de discos é chamado de array (ou arranjo em português). A redundância (processo de gravação das informações distribuídas e espelhadas) impede a perda de arquivos caso um dos discos falhe. 

Além disso, essa tecnologia aumenta a velocidade de acesso aos dados armazenados nos dispositivos. Portanto, é uma opção segura para o armazenamento de dados corporativo, sendo uma boa opção para várias empresas, ainda que tenha custos mais elevados.

Existem vários tipos de servidores RAID cuja classificação é feita pelos chamados níveis. Os mais comuns atualmente são os RAIDS 0, 1, 5, 6 e 10, mas também podem haver combinações entre eles.

Falhas comuns no sistema RAID

Apesar de sua robustez, os arrays não estão imunes a falhas. Os problemas mais comuns nestes sistemas são:

  • Falhas no hardware do servidor, como nos cabos, fontes de alimentação ou disco;
  • Erros humanos, como configurações incorretas ou exclusão indevida de dados;
  • Falhas lógicas no servidor, como problemas de incompatibilidade;
  • Eventos naturais como inundações ou interrupção de energia.

Como recuperar dados de um array danificado?

Cada tipo de RAID possui características únicas e requerem condutas diferentes na recuperação de dados de um array danificado. Assim, o primeiro passo é identificar o modelo correto para saber quais protocolos seguir. Trata-se de um processo complexo, portanto, nunca tente mexer por conta própria, uma vez que o manuseio incorreto pode agravar o problema.

A recomendação é buscar ajuda especializada, visto que profissionais especialistas em recuperação de dados possuem ferramentas e conhecimento técnico adequados para lidar com diferentes tipos de configurações RAID. Eles têm o conhecimento necessário para:

  • Analisar a configuração original do array;
  • Identificar a sequência correta dos discos;
  • Reconstruir virtualmente o array sem danificar os dados originais;
  • Extrair dados mesmo de arranjos seriamente danificados.

Os profissionais podem recuperar o array de discos danificados ou extrair dados de setores defeituosos do disco, contando com o apoio de softwares específicos. Por fim, eles verificam se as informações foram devidamente recuperadas por meio de testes de qualidade e entregam os arquivos ao cliente.

Com o auxílio de tecnologias avançadas e profissionais capacitados, e mais de 25 anos de experiência, a CBL Tech possui quase três décadas de experiência na recuperação de dados, oferecendo suporte para todos os níveis de RAID.

É possível ter os dados em mãos em até 72 horas após a aprovação do projeto e em até cinco dias em outros casos. Caso não seja possível recuperar as informações, o serviço não é cobrado. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados.

Clique aqui e fale com a gente!