Embora não sejam tão comuns quanto a nuvem, os servidores RAID (sigla em inglês para Conjunto Redundante de Discos Independentes) são aliados das empresas que lidam com um grande volume de documentos digitais. Assim como qualquer sistema de armazenamento, eles estão suscetíveis a problemas que podem causar a perda de informações. Os mais comuns são:
- Falhas no hardware do servidor, como nos cabos, fontes de alimentação ou disco;
- Erros humanos, como configurações incorretas ou exclusão indevida de dados;
- Falhas lógicas no servidor, como problemas de incompatibilidade;
- Eventos naturais como inundações ou interrupção de energia.
A companhia que notar a perda de arquivos digitais em servidores RAID pode contar com o serviço de recuperação de dados. O procedimento depende da gravidade e complexidade da situação, mas o primeiro passo é sempre recorrer a uma empresa especializada para avaliar a extensão dos danos e determinar a melhor maneira de atuar para o sucesso da operação. Afinal, tentativas amadoras podem agravar o problema.
O que são os servidores RAID?
A tecnologia RAID é um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, mas que são considerados como uma unidade pelo sistema operacional. Graças ao processo de gravação das informações distribuídas e espelhadas, chamado de redundância, a operação não é prejudicada caso um dos drives falhe.
Existem vários tipos de servidores RAID cuja classificação é feita pelos chamados níveis. Os mais comuns atualmente são os RAIDS 0, 1, 5, 6 e 10, mas também podem haver combinações entre eles – explicamos a diferença entre eles e como escolher a melhor opção para seu negócio neste texto.
Como funciona a recuperação de dados em servidores RAID?
Antes de iniciar o processo, é importante identificar o tipo de RAID, pois eles possuem características únicas que requerem condutas diferentes na recuperação de dados, lembrando que o problema pode ser lógico ou físico.
Depois, é preciso identificar quais discos do servidor estão com falhas por meio de testes que podem ser feitos com o auxílio de softwares especializados. Ao descobrir onde está o problema, é possível saber quais informações estão em risco e como seguir para torná-las acessíveis novamente.
Com a ajuda de softwares específicos, os profissionais podem recuperar o arranjo de discos danificados ou extrair dados de setores defeituosos do disco. Por fim, eles verificam se as informações foram devidamente recuperadas por meio de testes de qualidade e entregam os arquivos ao cliente.
Aposte em uma empresa de confiança
A CBL tem mais de 25 anos de experiência e foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados. O ranking de setembro de 2023 classificou a empresa como a “aposta sólida” para quem precisa de um serviço confiável, com destaque para a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados.
É possível ter os dados em mãos em até 72 horas após a aprovação do projeto e em até cinco dias em outros casos, o menor prazo entre as empresas analisadas pelo ranking. Caso não seja possível recuperar as informações, o serviço não é cobrado.
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