Quando um desastre natural, como inundação e incêndio, atinge uma empresa, os prejuízos podem ser bastante significativos. Além das perdas materiais, as companhias também podem perder documentos digitais caso dispositivos de armazenamento e computadores sejam danificados, ficando sem uma fonte valiosa de informações sobre o próprio negócio, parceiros e clientes. 

A boa notícia é que é possível contratar o serviço de recuperação de dados digitais. O processo deve sempre ser conduzido por um profissional especializado. O procedimento depende da gravidade e complexidade da situação, mas o primeiro passo é sempre avaliar a extensão dos danos por meio de testes de hardware, análise do sistema de arquivos e outras técnicas para identificar o problema.

Com a ajuda de softwares específicos, os especialistas reconstroem os arquivos corrompidos, extraem dados de setores defeituosos do disco ou restauram dados excluídos. Por fim, eles verificam se as informações foram devidamente recuperadas por meio de testes de qualidade e entregam os arquivos ao cliente.

É possível recuperar informações de diversos dispositivos, tais como notebooks, desktops, HDs, SSDs, HDs externos, HDs de notebook, fitas magnéticas, banco de dados, SQL, Oracle, máquinas virtuais e sistemas Raid Array.

Como prevenir a perda de dados em desastres naturais

Manter um backup seguro e atualizado é a maneira mais efetiva de prevenir a perda de dados em casos de desastres naturais. Se a empresa optar por dispositivos físicos, o ideal é que eles não fiquem armazenados no mesmo local das operações, como data centers. 

Porém, a melhor alternativa – e que tem um bom custo-benefício para a maioria das organizações – é o cloud backup. Essa modalidade mantém a estrutura das pastas com precisão e histórico longo de versões. Os dados ficam armazenados em data centers espalhados pelo mundo, que adotam sistemas rígidos de cibersegurança, como criptografia, para proteger as informações.

CBL está entre as melhores da Forbes em recuperação de dados

A CBL foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados. O ranking foi publicado em setembro de 2023 e os avaliadores classificaram a empresa como a “aposta sólida” para quem precisa de um serviço confiável de recuperação de dados. 

Um dos destaques foi a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados. O serviço não é cobrado caso não seja possível reaver os arquivos e o diagnóstico é gratuito.

Com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados, a CBL possui mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados. 

Clique aqui e fale com a gente!