Por mais simples que possa ser, um problema no disco rígido do computador já é suficiente para que não seja possível inicializar o sistema operacional. Sem essa via de acesso, para a maioria dos usuários isso significa a impossibilidade de acessar os dados salvos no HD.

Entretanto, caso algum problema como esse aconteça com você, fique calmo: é pouco provável que os seus dados tenham sido perdidos, mas será preciso recorrer ao trabalho de profissionais para se certificar que nada de errado aconteça com essas informações.

Conhecimento técnico de hardware nem sempre é a solução

Para usuários com conhecimento mais avançado em informática, eventualmente há algumas alternativas para tentar resolver o problema. A maioria delas passa pela identificação de qual componente está apresentando defeito, uma espécie de checklist para que você possa se certificar de que o problema está no HD.

Alguns problemas possíveis aqui incluem defeito da fonte de energia ou no cabeamento que leva ao HD; defeito nos pentes de memória RAM; ou falhas no sistema de ventilação e resfriamento. Todos esses itens são passíveis de serem checados caso você esteja habilitado a abrir a sua máquina.

É importante lembrar que, caso seu produto esteja em período de garantia, romper os lacres para abrir o aparelho e checar as conexões já é suficiente para que você perca direito aos benefícios. Porém, em máquinas mais antigas, essa pode ser uma solução, caso você tenha conhecimento técnico para trocar alguma peça.

Na dúvida, procure um profissional

Se a primeira opção que mencionamos aqui já não é viável para você ou, ainda, se mesmo fazendo um checklist inicial você não conseguiu identificar onde está o problema, então o próximo passo é procurar um profissional. Aqui, não se trata apenas de fazer o computador voltar a funcionar, mas principalmente de garantir que os dados salvos no HD não serão perdidos.

Se essa é a sua maior preocupação ou se os dados salvos no disco rígido são de caráter sensível, buscar um técnico de informática pode não ser a melhor das alternativas. Isso porque ainda que ele possa ser capaz de fazer sua máquina funcionar novamente, isso fará com que os dados em questão fiquem expostos para pessoas desconhecidas – o que pode trazer ainda mais transtornos, especialmente após a aprovação da LGPD.

Com mais de 25 anos de experiência, líder mundial em recuperação de dados e utilizando tecnologia própria os especialistas da CBL Tech recuperarão seus dados rapidamente e de maneira segura. Seja sua perda de dados causada por motivos comuns, como mau funcionamento de hardware ou software, erro humano, atividade de vírus, desastres naturais ou por outros fatores, o compromisso que a CBL Tech tem com você de obter uma recuperação com sucesso não varia.

Saiba como a CBL Tech trabalha para recuperar seus dados

E mais: nossa política de trabalho prevê que se, por alguma razão, não for possível recuperar mais os dados, não haverá cobrança pelos serviços. Na ampla maioria dos cenários é possível recuperar na íntegra todo o conteúdo armazenado, mas há exceções nas quais algumas informações podem acabar se perdendo.

Após seu dispositivo ser recebido em uma de nossas instalações, ele imediatamente passa por uma avaliação não-intrusiva para determinar as causas da perda de dados. Nossa equipe de atendimento ao cliente informará a você prontamente o diagnóstico, fornecendo um orçamento escrito e uma confirmação para os próximos passos. Antes de incorrer qualquer cobrança pelo serviço, é necessária sua autorização do orçamento para continuarmos com a recuperação.

Após a recuperação, seus dados passam por um rígido procedimento de controle da qualidade para assegurar que eles estão utilizáveis. Os dados recuperados podem ser entregues gravados em nosso serviço de armazenamento em nuvem, o CBL Cloud, ou em outro HD que o cliente pode nos enviar ou comprar conosco.

…..

Precisa com urgência consultar a possibilidade de recuperação de dados de um computador que não liga? Não se preocupe. A CBL Tech possui um serviço de emergência disponível 24 horas por dia, gratuitamente. Ligue para 0800 643 1166 ou faça uma consulta diretamente no nosso site.