Na última década, os HDs externos passaram de acessórios de luxo para companheiros populares dos usuários. Mais acessíveis, esses dispositivos são utilizados frequentemente para cópias de segurança ou para o transporte de arquivos em massa.
Porém, como qualquer equipamento eletrônico, eles também são passíveis de apresentar problemas a qualquer momento. E o que é pior: perder dados que estão salvos apenas em cópia de segurança podem representar uma dor de cabeça imensa.
As razões pelas quais problemas em HDs externos podem acontecer são inúmeras. Desde defeitos mecânicos, passando por quedas, umidade ou simples falhas de software, há muitas possibilidades a serem analisadas quando o dispositivo deixa de funcionar. Resolver o problema com segurança é um trabalho que requer a ação de profissionais.
Antes de tudo: faça um checklist
Por quais razões o seu HD externo parou de funcionar? Antes de enviá-lo para uma empresa como a CBL Tech, especialista na recuperação de dados, vale a pena fazer alguns testes básicos para verificar se o problema é mesmo do equipamento.
Eventualmente o computador pode não reconhecer o dispositivo por conta de cabos USB danificados ou portas defeituosas. Por via das dúvidas, troque os cabos e faça o teste tentando conectar o HD a mais de um computador. Se o acessório não der sinal de vida de nenhuma forma, então você tem em mãos um problema mais grave.
Ainda, outra possibilidade pode ser a de drives desatualizados. Ao acessar o sistema operacional, tente verificar se o HD externo é reconhecido pelo computador e force a atualização de drivers relacionados no PC, reiniciando a máquina na sequência. Se ainda assim não houver sinal, não entre em pânico: seus dados poderão ser recuperados.
Como recuperar dados de um HD externo danificado?
Se não é possível acessar os dados de um HD externo pelo PC, isso não significa que eles foram perdidos para sempre. Há diversos softwares, pagos e gratuitos, que prometem resolver a situação, mas utilizá-los sem conhecimento pode complicar muito mais a situação do que ajudar. Isso porque eventualmente eles podem requerer a formatação do dispositivo, resultando na perda dos seus dados.
O melhor a se fazer é procurar ajuda profissional. Por meio de ferramentas especializadas, os profissionais da CBL Tech trabalham na recuperação dos dados salvos em HDs externos. A ideia é transferir as informações para outras fontes mais seguras e, ainda que o dispositivo em si não tenha salvação, os dados presentes no disco não se perdem.
Em se tratando de discos removíveis, além dos HDs externos, é possível recuperar informações de unidades USB (pendrives), cartões de memória, discos Jaz, discos ZIP, discos ópticos e até mesmo disquetes, CD-ROMs, DVDs e Blu-rays.
Alguns cuidados para aumentar a vida útil do HD externo
Se algum problema acontecer e você precisar recuperar os dados salvos, já sabe: procure auxílio profissional para evitar a perda de informações. Porém, alguns cuidados extras podem minimizar as chances de que eventuais problemas aconteçam. Para aumentar a vida útil do seu HD externo, siga essas dicas:
- Cuidado com impactos bruscos
- Evite deixar o HD externo conectado permanentemente ao PC
- Faça cópias de segurança periódicas
- Evite deixar os dispositivos removíveis próximos a ímãs muito fortes
- Não exponha seu HD externo a ambientes com altas temperaturas
- Evite deixá-los em locais úmidos ou em que haja risco de queda de líquidos sobre ele
…..
Precisa com urgência consultar a possibilidade de recuperação de dados de um HD externo? Não se preocupe. A CBL Tech possui um serviço de emergência disponível 24 horas por dia, gratuitamente. Ligue para 0800 643 1166 ou faça uma consulta diretamente no nosso site.