A computação em nuvem começou a ser utilizada no início dos anos 2000, mas tem ganhado popularidade nos últimos anos. Também chamada de cloud computing, o recurso mudou como as empresas lidam com dados e aplicativos, além de ser um dos impulsionadores da transformação digital. Porém, como saber se a tecnologia é ideal para o seu negócio?
O primeiro passo é entender o funcionamento dessa ferramenta. Trata-se de um sistema de computação pela internet, já que a companhia pode utilizar recursos de computação – armazenamento, processamento e gerenciamento de dados, entre outros – hospedados em data centers de terceiros. Assim, não é necessário investir em hardwares e softwares próprios enquanto mantém uma infraestrutura de TI flexível e escalável.
Atualmente, o cloud computing é dividido em três categorias:
- IaaS (sigla em inglês para Infraestrutura como um Serviço): responsável pelos recursos de infraestrutura de TI, como servidores virtuais, armazenamento e redes, para que os usuários possam criar suas próprias aplicações e sistemas;
- PaaS (sigla em inglês para Plataforma como um Serviço): disponibiliza uma plataforma de desenvolvimento para que os usuários possam criar, executar e gerenciar suas próprias aplicações;
- SaaS (sigla em inglês para Software como um Serviço): oferece aplicativos de software prontos para uso, que são executados e gerenciados pelo provedor de nuvem e acessados pelos usuários através da internet.
Principais benefícios da computação em nuvem
- Escalabilidade e flexibilidade:
A computação em nuvem permite que a companhia avalie a necessidade de recursos com mais eficiência e rapidamente. Isso porque é possível aumentar ou reduzir a capacidade de armazenamento e processamento, por exemplo, de acordo com a demanda. Desse modo, os gestores têm mais flexibilidade para lidar com a oscilação do volume de tarefas.
- Redução de custos:
A empresa que adota o cloud computing também pode reduzir custos com infraestrutura de TI. A nuvem conta com diversos recursos sob demanda que acabam com a necessidade de investimento em servidores físicos, espaço de armazenamento e manutenção contínua.
A tecnologia reduz não apenas as despesas iniciais da operação, mas também a longo prazo, uma vez que os provedores dos serviços fazem atualizações e manutenções constantes. Isso elimina a preocupação com a atualização de softwares e manutenção da infraestrutura.
- Segurança:
Os provedores de cloud computing oferecem recursos avançados para proteção das informações, tais como criptografia e controles de acesso rigorosos. Outra vantagem é o backup automático dos documentos, facilitando a recuperação dos dados.
- Mobilidade e acessibilidade:
A tecnologia em nuvem permite que dados e aplicativos sejam acessados e editados remotamente, de qualquer lugar e a qualquer momento. Basta que o colaborador tenha um dispositivo conectado à internet, como um tablet ou smartphone. Esta é uma das principais vantagens para os negócios que adotam o trabalho remoto.
Como saber se a computação em nuvem é para minha empresa?
Não é exagero dizer que a computação em nuvem é o futuro das companhias, uma vez que proporciona diversas vantagens para o dia a dia organizacional. Contudo, antes de contratar um serviço, os gestores precisam considerar alguns fatores para fazer a melhor escolha e não sair no prejuízo.
Para isso, é necessário entender a real demanda do negócio. Muitas vezes, as firmas escolhem a solução errada e acabam pagando mais sem obter os resultados desejados. Então, é fundamental saber quais aplicativos, plataformas e sistemas serão usados, e o orçamento disponível para investir na nuvem.
Depois de definir as necessidades, é importante pesquisar valores – atualmente, o mercado conta com diversos provedores que oferecem diferentes tipos de serviço – e calcular os custos a longo prazo para ter certeza de que o serviço cabe no orçamento.
Por fim, o sucesso da computação em nuvem na empresa depende da implementação gradual e, principalmente, do treinamento da equipe para que todos os colaboradores aproveitem ao máximo as funcionalidades disponíveis.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!