Utilizar dados na tomada de decisões faz parte da cultura da sua empresa ou sua companhia ainda faz isso de maneira reticente, pois acredita que apenas o feeling e a experiência são suficientes para se obter os melhores resultados?

Independentemente da sua resposta, saiba que as duas opções não são excludentes – as grandes companhias seguem os dois métodos. Entretanto, é cada vez mais importante levar em consideração o uso de dados como ferramenta para tomada de decisão.

Seja pela maior assertividade ou pela agilidade proporcionada, motivos não faltam para que você adote a cultura de dados na sua companhia, e 2023 pode ser o ano dessa virada. Porém, mais do que coletar e analisar dados, é preciso se perguntar se essas informações estão seguras, longe de imprevistos ou falhas.

O que significa criar uma cultura de dados em uma empresa?

Na prática, falamos de colocar a análise de informações para a tomada de decisões no centro das atenções. Em primeiro lugar, isso significa criar metodologias para obter os dados corretos. Não se trata de quantidade de dados, mas sim de qualidade. As informações coletadas precisam fazer sentido na hora da análise.

A análise de dados pode ajudar em projeções, lançamentos de novos produtos e serviços, identificação de demandas por parte dos consumidores e em opções de investimento em médio e longo prazo. As decisões continuam sendo dos gestores, mas dados coletados via software podem embasar melhor as escolhas feitas por uma companhia.

Quais as vantagens de implantar uma cultura de dados?

São muitas as vantagens de adotar uma estratégia empresarial que privilegie a análise de dados para a tomada de decisão.

É importante lembrar, que é fundamental que os profissionais envolvidos sejam qualificados para desempenhar esse tipo de tarefa, caso contrário os dados por si só não “dirão” aos gestores quais são os melhores caminhos. A capacidade de interpretação das informações nos mais diferentes cenários continua sendo um diferencial.

1. Redução de custos

A análise de dados permite que os gestores identifiquem oportunidades para redução de custos. Quando vemos um cenário macro, nem sempre enxergamos pequenos gargalos ou possibilidades de redução de custos.

Ao detalhar as informações, será possível não só rever processos e melhorá-los, como também encontrar oportunidades e tendências de negócios que façam sentido para o contexto atual da sua empresa.

2. Identificar oportunidades e tendências

Quais são as principais tendências do seu segmento? O que os consumidores mais esperam de novidades em 2023 e nos próximos anos? A análise de dados pode responder essas e outras perguntas de maneira que você se sinta mais seguro ao tomar uma decisão.

Não se trata de “adivinhar o futuro”, mas sim de seguir caminhos mais lógicos e que correspondam à realidade do mercado. Tendências vêm e vão, e tudo pode mudar a qualquer momento, mas quem analisa dados antevê essas mudanças e está mais preparado para agir.

3. Gerar mais valor com produtos e serviços

Ao identificar oportunidades e tendências, surge ainda a possibilidade de conversar mais diretamente com seus clientes. Quem sabe o produto ou serviço que eles estão precisando ainda não foi lançado e você pode ser o primeiro a apresentar essa opção ao mercado?

Além disso, ao compreender melhor seus custos operacionais, produtos e serviços podem ser transformados de maneira a aumentar as margens de lucro. Uma empresa mais eficiente é sinônimo de mais lucros, menos custos operacionais e melhor rentabilidade.

4. Trabalho mais eficiente

Trabalhe de forma mais inteligente, não de forma mais intensa. Muitas vezes, problemas operacionais ou falta de eficiência produtiva podem ser resolvidas com uma simples reorganização da estrutura.

Não se trata de alocar mais pessoas ou dedicar mais horas, mas sim de focar nos esforços mais adequados. Em outras palavras, quanto mais organizado estiver o negócio, mais fácil será torná-lo lucrativo e menos exposto às incertezas do mercado.

Não deixe que a perda de dados se torne um problema

Você pode estar se perguntando: “mas e se eu basear o crescimento da minha empresa na análise de dados e perder essas informações, o que acontece?” Certamente, a perda de dados é um problema grave e sua empresa não pode se expor a esse tipo de risco sem ter um plano de ação para caso algo de errado aconteça.

Em primeiro lugar, analise onde os dados serão salvos. Seja na nuvem ou em dispositivos físicos, é importante que você tenha uma cópia de segurança em outro local caso algo de errado aconteça. Por exemplo, dados salvos na nuvem podem ter uma versão atualizada salva em HDDs e SSDs internos.

Mesmo protegidos com antivírus e antimalwares, esses dispositivos podem apresentar defeitos, comprometendo suas informações. Nesse caso, procure empresas especializada na recuperação de dados, como a CBL Tech.

A CBL Tech é líder mundial em recuperação de dados em HDDs, SSDs, RAID e fitas. Nosso serviço padrão inclui uma avaliação grátis, sem custos ocultos. Após o diagnóstico inicial de sua mídia, solicitamos sua aprovação do orçamento antes de continuarmos com a recuperação. Consulte-nos hoje mesmo e veja como proteger os dados da sua empresa.