Que a internet se tornou uma ferramenta essencial no nosso dia a dia todo mundo sabe, mas você já parou para pensar como ela funciona? Atualmente, é necessária uma grande estrutura intercontinental para conectar os modems e cabos inseridos em nossas casas aos provedores de internet e aos servidores dos sites que acessamos.

Nesse sentido, não seria possível fazer essas conexões, e por consequência acessar as suas páginas preferidas, sem o auxílio de um backbone. Traduzindo livremente do inglês esse termo significa “osso de trás”. Pode ser estranho associar um osso a toda a estrutura por trás da web, mas essa relação faz todo o sentido.

Siga com a gente para conhecer mais sobre os backbones e como eles são fundamentais para você conseguir realizar as suas tarefas online no dia a dia.

O que é backbone?

Um backbone recebe esse nome por ser associado  à espinha dorsal de uma rede, sendo responsável por fazer a conexão entre servidores, principalmente aqueles que estão localizados em outros países. Mesmo que você não tenha o hábito de acessar sites em outros idiomas, é muito provável que você acesse conteúdos que não estão localizados no Brasil, como é o caso das redes sociais.

Para fazer isso, é preciso que o seu provedor de internet envie essas solicitações para os servidores onde estão alocados esses sites, que por sua vez enviam as informações de volta até o seu PC. Atuando como um intermediário deste envio e recebimento de dados, um backbone garante que você consiga navegar pela web de maneira livre e rápida.

Resumidamente, backbone pode ser definido como a estrutura que transmite dados entre servidores e provedores de internet.

Como funciona esse sistema?

Existem diversos tipos de backbones, que podem ser classificados como nacionais, internacionais e intercontinentais. Suas estruturas se conectam a diversas outras estruturas de dados. Em alguns casos, é utilizado grandes quantidades de cabo que passam no subsolo ou em oceanos.

Por meio desses cabos, a troca de informações disponibilizada entre os backbones pode chegar a níveis altíssimos de até 100 terabytes por segundo. Dessa forma, em frações de segundo, um usuário pode se conectar a um site alocado em um servidor localizado no outro lado do planeta.

O fluxo de informações feito por meio dos backbones pode ser resumido em:

  • Um usuário deseja acessar um site armazenado em um servidor distante. Para isso, ele precisa estabelecer uma conexão com este servidor;
  • Uma transferência de requisição de acesso é feita por meio do provedor de internet deste usuário;
  • O servidor recebe essa requisição e deve retornar as informações que serão exibidas no dispositivo usado por este usuário;
  • Essas “viagens” de requisições e envio de informações são feitas via backbones, que atuam como estradas nesse fluxo de dados.

Como ele pode agregar na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é um backbone e qual a sua importância, deve estar se perguntando se vale a pena investir nessa estrutura para a sua empresa. Basicamente, há três vantagens que esta tecnologia oferece para um modelo de negócios quando o assunto é conexão com a internet.

Aumento do desempenho

O seu negócio seria profundamente prejudicado se você não conseguisse estabelecer ou tivesse uma conexão lenta e ruim com a internet? Então o uso do backbone é fundamental.

Por usar cabos de fibra óptica, essa tecnologia garante altos níveis de velocidade de conexão, garantindo que o seu modelo de negócios e os seus colaboradores não tenham problemas na hora de usar a web para realizar as suas atividades.

Durabilidade

Além de serem mais velozes, os cabos de fibra óptica são mais resistentes, o que garante que não haja danificações que possam impossibilitar você de ficar online. Além disso, você não precisará trocar os cabos e fazer alterações na sua estrutura de rede com frequência.

Redução de custos

Por mais que um backbone exija um maior investimento na sua estrutura de rede, ele apresenta um melhor custo-benefício a longo prazo devido às vantagens apresentadas nos tópicos anteriores. Portanto, seu uso é recomendado, com a tecnologia podendo ser a sua grande amiga na hora de garantir que a sua empresa tenha sempre a melhor conexão possível.

Outro grande parceiro que a sua empresa pode ter é a CBL Tech, empresa que é referência mundial na recuperação de dados. Com os nossos serviços, você pode garantir que os dados do seu negócio e de seus clientes estejam sempre seguros.

A CBL Tech é líder mundial em recuperação de dados de HDDs, SSDs, RAID e fitas, entre outras mídias. Temos ainda uma política de não cobrar do cliente caso não haja como recuperar os dados. Em caso de problemas, consulte-nos e solicite um orçamento.

Fonte(s):

Lunavox e Yssy.