Transporte inadequado e altas temperaturas podem se tornar os maiores inimigos do seu disco rígido. Quando as condições de manuseio e armazenamento não são adequadas, esses componentes podem apresentar os chamados bad blocks.
Infelizmente, quando a origem do problema é física, é praticamente impossível reverter a situação e salvar o disco. Entretanto, seus dados não precisam correr o risco de serem perdidos para sempre. Vamos entender o que são bad blocks, como eles ocorrem e quais são as principais formas de evitar que isso aconteça — e o que fazer caso seja tarde demais.
O que são bad blocks?
Quando a superfície de um disco rígido apresenta algum tipo de defeito físico, que pode ser causado por inúmeros fatores, dizemos que esse setor é um bad block. Quando isso acontece, o resultado pode ser a perda de dados sensíveis ou o comprometimento do equipamento em questão.
Os bad blocks podem ocorrer por diversos motivos seja em função do uso incorreto do dispositivo ou de más condições de refrigeração. Até uma simples partícula de poeira pode resultar no comprometimento da superfície. E mais: ainda que os dados possam ser recuperados, essas áreas do disco rígido geralmente ficam inviabilizadas a partir da constatação do problema.
Pelo fato de esse ser um problema inerente aos HDs, dispositivos de funcionamento mecânico, os fabricantes incluíram uma alternativa no sistema de arquivos. Os componentes vêm com uma “área reservada” para onde são enviados os arquivos que estavam armazenados em áreas danificadas. Essa transferência de arquivos não é perceptível e a ideia é que a solução não comprometa o uso do dispositivo como um todo.
Como identificar bad blocks?
Ainda que não exista uma regra, alguns sintomas quando acontecem de forma isolada ou conjunta podem ser um indício de que alguns setores do disco rígido foram comprometidos. Lentidão no carregamento do sistema operacional ou no acesso aos dados e eventuais problemas para salvar ou carregar arquivos estão entre os sintomas mais comuns.
Até mesmo a temida “tela azul do Windows”, mais rara nos dias de hoje, também pode ser um sinal de que áreas do disco rígido estão corrompidas. Como consequência, todos esses sintomas podem resultar em um mau funcionamento do sistema operacional como um todo, além de diminuir a vida útil do componente.
Em médio e longo prazo, substituição é o melhor caminho
Quando um disco rígido começa a apresentar problemas seguidos de bad blocks, é sinal de que algo de errado está acontecendo. Na prática, isso significa que a vida útil dele é cada vez menor e que seus dados correm cada vez mais risco. Nessas circunstâncias, opte por fazer cópias de segurança e substituir o componente danificado assim que possível.
No passado, problemas relacionados a bad block ocorriam com muito mais frequência, mas os fabricantes evoluíram na inclusão de tecnologias que minimizem esses riscos. Contudo, evitar quedas e movimentos bruscos, além de manter o computador sempre em temperatura adequada são formas simples de aumentar a durabilidade e evitar problemas.
…..
Os dados do seu HD foram comprometidos ou softwares de verificação constataram problemas graves de bad blocks? Não se preocupe. A CBL Tech atua na recuperação de dados a partir de diversas mídias removíveis como pendrives, cartões de memória. HDs externos, discos ópticos, DVDs e Blu-rays e muito mais.
Consulte-nos e saiba como recuperar os seus dados hoje mesmo. Se necessário, atuamos em caráter emergencial, tudo para reestabelecer o mais rápido possível a normalidade dos seus arquivos. Lembre-se de que certas informações têm valor inestimável, e evitar que problemas ocasionados por bac block comprometam seu patrimônio é a melhor forma de prevenção.