Informações sobre clientes, transações, análises de mercado e tendências, entre outros, são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Esses dados são importantes para embasar decisões, personalizar a experiência dos consumidores, e aumentar a experiência operacional, por exemplo. Por isso, atualmente, as empresas armazenam um grande volume de arquivos digitais.

Os principais meios de armazenamento contam com sistemas de segurança que ajudam a prevenir a perda de dados. Mesmo assim, elementos podem desaparecer devido a falhas técnicas, acidentes, a exemplo de desastres naturais, e erros humanos. 

A boa notícia é que é possível recuperar arquivos na maioria dos dispositivos. A seguir, listamos quatro deles e quais são os problemas mais comuns que podem causar a perda de dados:

  • Servidores RAID: 

Subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, mas que são considerados como uma unidade pelo sistema operacional, que operam com redundância, e podem apresentar falhas lógicas ou físicas.

  • Fitas magnéticas: 

Um dos mais antigos meios de armazenamento de dados, as fitas magnéticas podem ter problemas como cartuchos danificados, fitas de backup rompidas ou desenroladas, cabeçote danificado ou desalinhado, arquivos violados por falhas elétricas ou mecânicas, ou, ainda, danos causados por fogo ou água.

  • HD:

O HD, também chamado de disco rígido, armazena dados essenciais para o funcionamento do sistema operacional, além de softwares e outros arquivos digitais de um dispositivo, como notebooks e computadores. Falhas do motor, elétricas, na cabeça, de firmware (software que instrui o HD) e lógicas podem causar a perda de arquivos.

  • Servidores SQL:

SQL é a linguagem de programação aberta para gerenciar grandes bancos de dados relacionais, normalmente construídos por meio do log de transações, ou seja, arquivos que contêm índices e outros que registram as alterações feitas no banco de dados. 

Entre os problemas mais comuns dos servidores que usam esse sistemas, e que podem causar a eliminação de documentos digitais, estão falhas na mídia de armazenamento ou no sistema de arquivos, exclusão ou migração acidental de dados, problemas no hardware do servidor e corrupção de dados relevantes.

Como funciona a recuperação de dados

A recuperação de dados digitais depende da gravidade e complexidade da situação. Ao acionar um especialista, ele irá avaliar o cenário para determinar a causa da perda dos arquivos por meio de testes de hardware, análise do sistema de arquivos e outras técnicas.

Em seguida, ele reconstrói os arquivos corrompidos, extrai dados de setores defeituosos do disco ou restaura dados excluídos. Por fim, ele avalia se as informações foram devidamente recuperadas por meio de testes de qualidade e entrega os arquivos ao cliente.

Com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados, a CBL possui mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados Recentemente, foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados.

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