Recuperar dados de um computador antigo depende principalmente do estado de conservação do equipamento. Se a máquina ainda liga normalmente, a forma mais simples é conferir a possibilidade de copiar os arquivos para um pendrive ou HD externo, priorizando as pastas de usuário, como Documentos, Área de Trabalho e Downloads. Também é possível transferir os dados por rede local ou mesmo utilizar serviços de nuvem como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, caso o sistema suporte.

Se o computador não ligar mais, mas o HD está intacto, a solução é retirar o disco rígido e conectá-lo a outro computador usando um adaptador USB. Para isso, é necessário identificar o tipo de HD (IDE, SATA, SAS, RPM, etc). Feito isso, verifique, caso preciso, se existem cases e adaptadores no mercado que permitem conectar esse HD como se fosse um pendrive, facilitando o acesso aos arquivos.

Nos casos em que o HD está danificado, é possível recorrer a softwares de recuperação de dados. Essas ferramentas tentam localizar arquivos deletados ou recuperar dados de partições corrompidas. No entanto, se o dano for físico ou os dados forem extremamente importantes, o ideal é procurar um serviço profissional de recuperação de dados com expertise e equipamentos especializados.

Para computadores com sistemas muito antigos, como Windows 95, 98 ou XP, pode ser necessário configurar uma máquina virtual ou usar um sistema compatível para conseguir abrir arquivos que já não são reconhecidos por sistemas mais modernos. Tudo vai depender do tipo de dado que você deseja recuperar e do estado de conservação do equipamento. 

Destruição segura de dados

Após a recuperação dos dados desejados e a análise de sua relevância, caso seja constatado que eles podem ser eliminados, o processo de eliminação deve ser feito de forma físicas para que se tornem irrecuperáveis e inacessíveis, utilizando métodos como sobrescrita múltipla, desmagnetização e destruição física. Essa prática se baseia em padrões reconhecidos internacionalmente. É especialmente importante em um contexto regulatório como o da LGPD no Brasil, que responsabiliza organizações por vazamentos mesmo após o descarte ou doação de dispositivos que contenham dados sensíveis 

A destruição segura deve ser certificada e seguir procedimentos rigorosos para garantir que os dados não possam ser recuperados. Isso envolve desde a ausência de armazenamento indiscriminado após o ciclo útil dos dados até a contratação de fornecedores especializados que emitem relatórios técnicos ou laudos de destruição. Essas medidas asseguram conformidade legal, proteção contra vazamentos e reduzem riscos financeiros e de reputação para as organizações.

CBL Tech é líder mundial em recuperação de dados

 

A CBL Tech é líder mundial em recuperação de arquivos e possui mais de 25 anos de experiência no mercado. O diagnóstico é gratuito e, caso não seja possível reaver as informações, o cliente não paga pelo serviço. Inclusive, a empresa foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!