Os dados estão entre os ativos mais valiosos de uma empresa. Eles proporcionam uma visão clara do cenário financeiro, ajudam a identificar tendências de mercado e otimizam processos internos, por exemplo, para que os gestores possam traçar estratégias mais assertivas. Portanto, a perda de qualquer arquivo pode ter consequências graves, como perda de receita e danos à reputação. 

A maioria das companhias opta por armazenar dados digitalmente. Porém, as fitas magnéticas ainda são muito utilizadas porque, embora demandem cuidados especiais, têm custos menores, além de serem duráveis, portáteis e seguras contra ameaças online, que são uma das principais preocupações empresariais atualmente.

Mesmo assim, elas também estão suscetíveis a danos físicos que podem causar a perda de dados, tais como como fitas rompidas ou desenroladas, cabeçote danificado ou desalinhado, falhas elétricas ou mecânicas, e acidentes com água ou fogo. 

É possível recuperar dados de fitas magnéticas?

Caso a organização perca informações armazenadas em fitas magnéticas, é possível contratar uma empresa especializada em recuperação de dados. O procedimento varia de acordo com a gravidade e complexidade da situação, mas deve sempre ser conduzido por um especialista. Não tente resolver o problema sozinho porque pode agravar o cenário.

Depois de identificar a causa da perda dos arquivos, o profissional irá avaliar a extensão dos danos, analisando a condição física da mídia, se há danos visíveis e se o conteúdo magnético está legível. Em seguida, ele utiliza equipamentos e softwares específicos para recuperar os documentos sem causar danos adicionais à fita.

Após extrair todos os dados, o especialista reconstrói partes que eventualmente tenham sido corrompidas e verifica a integridade do conteúdo. Por fim, todos os arquivos são transferidos para um meio seguro, como novas fitas magnéticas, HDs, SSDs ou nuvem, e entregues ao cliente.

CBL Tech é líder mundial em recuperação de dados

A CBL Tech é líder mundial em recuperação de arquivos e possui mais de 25 anos de experiência no mercado. O diagnóstico é gratuito e, caso não seja possível reaver as informações, o cliente não paga pelo serviço. Inclusive, a empresa foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados

Com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados, a CBL atua na recuperação de fitas magnéticas DLT, DAT, LTO, AIT e Travan. Clique aqui e fale com a gente!