Os HDs ainda são uma das maneiras mais utilizadas para armazenar informações e dados. No entanto, além de terem uma vida útil menor em comparação a outros dispositivos de armazenamento, estão sujeitos a danos físicos, seja por fatores ambientais, como umidade, acidentes ou falhas na própria estrutura devido ao tempo de uso ou má qualidade, além de falhas lógicas. E todos esses problemas podem resultar na perda de informações valiosas.
O que pode danificar um HD?
Conforme mencionado, existem várias causas para danos em um HD. Os danos físicos são causados por impactos, quedas, sobrecarga elétrica, superaquecimento ou falhas de hardware. Eles podem resultar em setores defeituosos, falhas mecânicas e até mesmo na inutilização completa do equipamento.
Essas mídias também podem sofrer falhas lógicas, que são aquelas relacionadas ao software ou ao sistema operacional. Este tipo de questão também pode ser causada por ataques de malwares e outros vírus. Embora não afetem a estrutura física, impedem o acesso parcial ou total aos dados armazenados.
Partição do HD: o que é e por que é um problema quando é corrompida
Uma partição é uma divisão do espaço de um disco rígido, sendo que cada uma pode conter um sistema de arquivos diferente. De maneira simplificada, é uma divisão do HD que permite organizar e gerenciar dados de forma mais eficiente.
Quando uma delas é corrompida, significa que a estrutura que define o layout dos arquivos e diretórios foi comprometida, resultando na perda ou dificuldade de acessar arquivos. Normalmente, isso acontece por falhas no sistema operacional, ataques de malware, desligamento inadequado do sistema ou falhas de software durante operações de escrita.
Se isso acontecer, o sistema pode exibir mensagens de erro, indicar que a partição precisa ser formatada ou simplesmente não reconhecer a partição.
Como recuperar um HD danificado ou com partição corrompida?
O primeiro passo para a recuperação é identificar o tipo de dano. Se o HD emite sons estranhos, como cliques, isso pode indicar um problema físico. Em caso de falha lógica, é comum que o sistema exiba mensagens de erro ou o usuário tenha problemas ao acessar os documentos. Independentemente dos indícios, a recomendação é interromper o uso para evitar danos adicionais.
Existem softwares que permitem a identificação e correção de erros lógicos ou com partição corrompida. Contudo, pessoas que não têm o conhecimento para utilizá-los podem acabar agravando o problema, tornando os arquivos inacessíveis e irrecuperáveis. Por isso, a recomendação é sempre buscar ajuda de uma empresa especializada – o mesmo vale para problemas físicos no equipamento.
Para recuperar o dispositivo e os dados nele contidos, o especialista emprega técnicas específicas a depender do problema. Ele reconstrói os arquivos corrompidos, extrai dados de setores defeituosos do disco ou restaura dados excluídos, salvando-os em uma mídia segura caso o HD não possa ser recuperado.
A CBL Tech tem mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados, com atendimento emergencial para diferentes tipos de mídia. A empresa adota tecnologias mundialmente reconhecidas e conta com profissionais altamente capacitados.
Clique aqui e fale com a gente!