No ambiente corporativo, a eficiência no gerenciamento de dados é crucial para o sucesso. O armazenamento em nuvem surgiu como uma solução para reduzir custos e aumentar a flexibilidade de empresas de todos os portes e segmentos. A modalidade permite que os usuários acessem arquivos utilizando apenas um dispositivo conectado à internet. Além disso, caso precise de mais espaço, basta adquirí-lo da mesma forma que se encomenda um produto pela internet, com um clique.
O que mudou com a nuvem
A tecnologia da nuvem está revolucionando a computação, por meio da cloud computing, e o modo como as pessoas guardam suas informações. Ela começou a despontar no início dos anos 2000 e ganhou popularidade na última década com a criação de serviços de cloud por grandes empresas de tecnologia como Google e Amazon.
O aumento na demanda por armazenamento de grandes volumes de dados de maneira segura, acessível e flexível, sobretudo com a pandemia de Covid-19, acelerou o processo. Isso porque o trabalho remoto aumentou a necessidade dos colaboradores acessarem documentos a qualquer hora, em qualquer lugar.
Antes, as companhias dependiam principalmente de servidores locais, discos rígidos físicos e até mesmo arquivos em papel para conservar documentos. Porém, essas alternativas não apenas ocupavam um espaço físico significativo, mas também eram suscetíveis a falhas de hardware e à perda de dados por causa da ação do tempo, das condições de armazenamento – como poeira e umidade – e de desastres naturais.
Já a nuvem permite que dados sejam armazenados em data centers pelo mundo. Os servidores são considerados altamente seguros, pois contam com sistemas robustos de cibersegurança, como criptografia, para evitar ataques hacker e adotam protocolos para prevenir a perda de dados, a exemplo de backups redundantes – explicamos sobre o funcionamento da redundância aqui.
Principais vantagens do armazenamento em nuvem
Além da segurança e da facilidade de acessar os dados, o armazenamento em nuvem conta com outros benefícios que ajudaram que o serviço se tornasse tão popular – tanto que hoje é usado amplamente não só por empresas, mas também por pessoas físicas. Veja as principais vantagens:
- Escalabilidade: As empresas podem facilmente aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento de acordo com suas necessidades.
- Custo-benefício: O armazenamento em nuvem elimina a necessidade de adquirir e manter infraestrutura física. Os custos são baseados no uso, ou seja, permite que as empresas paguem apenas pelo que realmente utilizam.
- Acessibilidade e mobilidade: Os usuários podem acessar informações de qualquer lugar, sendo necessário apenas um dispositivo conectado à internet, como smartphone, tablet ou notebook.
- Otimização no gerenciamento de dados: Ao guardar dados na nuvem, a empresa não precisa se preocupar em manter uma equipe exclusiva para o arquivamento dos documentos. Além disso, buscar por um arquivo no ambiente virtual leva segundos, processo que é bem mais demorado quando comparado a meios físicos de armazenamento.
- Segurança e recuperação de dados: A tecnologia da nuvem não está suscetível a danos físicos. Outra vantagem é que os provedores oferecem altos níveis de segurança, tais como criptografia avançada e medidas de proteção contra ciberataques. Eles também possuem sistemas de backup que garantem a integridade e disponibilidade dos dados.
A CBL Tech conta com a CBL Cloud, sistema de armazenamento em nuvem que permite guardar informações de maneira rápida e segura. Possui planos a partir de R$ 180 mensais. Clique aqui e saiba mais.