Perder arquivos armazenados em um HD externo pode ser sinônimo de desespero para as empresas. Afinal, os dados são fundamentais para a estratégia dos negócios nos dias de hoje. Contudo, existem serviços de recuperação que podem reaver as informações perdidas, seja por problemas na mídia física, infecção por vírus ou apagamento acidental.
Ao perceber a perda de dados em um disco rígido, é importante que o usuário não tente reverter o cenário. Muitas vezes, a pessoa tenta seguir dicas da internet e pode acabar agravando o cenário, dificultando ou até mesmo impossibilitando a recuperação. Portanto, recorra sempre a um serviço especializado.
Como funciona a recuperação de dados de um HD externo
Para recuperar dados de um disco rígido, o especialista emprega técnicas específicas a depender do problema. Entre os principais causadores de perda de dados em HD externo, estão:
- Falha do motor: o HD opera por meio da rotação do disco. Quando ocorre uma falha no motor, como emperramento dos rolamentos, a leitura dos dados se torna impossível. Normalmente, o problema é resultado de algum dano físico, a exemplo de uma queda.
- Falha elétrica: isso acontece quando a placa do circuito impresso é danificada, impedindo que ela controle a energia e os dados. Pode ser causada por falha de componente, dano proposital ou oscilação de energia.
- Falha na cabeça: as cabeças de leitura e gravação em um disco rígido podem falhar por vários motivos, de erros causados pelo desgaste geral e danos causados por trauma físico a partículas de sujeira que podem entrar no equipamento.
- Falha de firmware: o firmware é um programa que instrui o disco rígido, assim como um driver orienta a placa-mãe. Se esse software falhar, os discos rígidos podem se comportar de maneira irregular ou, em alguns casos, não funcionar de forma alguma.
- Falha lógica: neste caso, os componentes físicos do HD estão funcionando perfeitamente, mas os dados ainda estão inacessíveis, pois o erro pode fazer com que eles sejam excluídos, corrompidos ou formatados.
Depois de identificar a fonte do problema, o especialista reconstrói os arquivos corrompidos, extrai dados de setores defeituosos do disco ou restauram dados excluídos. Para finalizar, eles verificam se as informações foram devidamente recuperadas por meio de testes de qualidade e entregam os arquivos ao cliente.
Recuperação emergencial de dados
Atualmente, existem serviços emergenciais de recuperação de informações de diferentes tipos de mídia, tais como servidores RAID, fitas magnéticas e servidores SQL. Nestes casos, é possível reaver documentos apagados em poucas horas.
Com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados, a CBL possui mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados Recentemente, foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados.
A empresa disponibiliza atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados. Além disso, é possível ter os dados em mãos em até 72 horas após a aprovação do projeto e em até cinco dias em outros casos.
Clique aqui e fale com a gente!