A popularização dos jogos online chamou a atenção dos cibercriminosos, que encontraram uma oportunidade para cometer diversas atividades ilegais. Tanto que pelo menos um a cada 10 gamers já teve sua identificação de conta, chamada popularmente de ID, roubada, totalizando quase 180 milhões de usuários em todo o mundo, segundo levantamento da Kaspersky.

Outro crime comum nesse ambiente é o roubo de dados pessoais e bancários, já que a maioria dos games permite compras dentro do próprio aplicativo, sendo necessário que o jogador cadastre suas informações para concluir as transações. Além disso, os jogos que permitem interação entre os usuários são um campo fértil para golpes de engenharia social, como phishing.

As ameaças estão presentes em jogos para todas as plataformas: videogames, computadores e smartphones. Portanto, é necessário estar atento mesmo no momento de diversão para evitar problemas. A seguir, separamos seis dicas para você se proteger do roubo de dados e ID ao jogar online. Confira:

  • Use uma conexão segura

Uma porta de entrada para cibercriminosos são as redes de wi-fi públicas. Por isso, evite acessar jogos e realizar outras transações online quando estiver conectado a uma rede pública ou desconhecida, como em aeroportos e shoppings. Vale também adotar ferramentas para uma navegação mais segura, como o VPN.

  • Compre apenas nas lojas oficiais

Ao baixar um jogo, tenha certeza que está comprando da loja oficial do desenvolvedor ou do sistema operacional no caso de videogames e smartphones, como Playstation Store, Microsoft Store, App Store e Play Store. A dica é verificar as avaliações antes de baixar qualquer conteúdo, pois aplicativos falsos não costumam ter boas recomendações. O mesmo vale para a compra de expansões e outros artefatos de personalização.

  • Use um cartão de crédito virtual

Hoje, as operadoras de cartão de crédito oferecem a opção do cartão virtual para compras online. O diferencial é que ele possui um número diferente do cartão físico, possui validade entre 24 e 48 horas, e normalmente pode ser usado apenas uma vez. Desse modo, ainda que os dados sejam clonados, a ação criminosa é limitada.

  • Mantenha as atualizações em dia

Para evitar a ação de malwares e outros vírus que podem comprometer a cibersegurança, é imprescindível manter o jogo e o dispositivo atualizados. Isso porque os responsáveis lançam versões para melhorar a segurança conforme identificam novas ameaças ou vulnerabilidades. Mas lembre-se: confie apenas nas atualizações disponíveis nos canais oficiais do sistema operacional ou do desenvolvedor do game.

  • Proteja sua conta e dispositivos

O principal meio de prevenção de roubo da identificação de conta e outros dados é proteger a conta com senhas fortes e diferentes para cada aplicativo, ou seja, não use a mesma combinação para o email e o game, por exemplo. A recomendação também é não utilizar as redes sociais para fazer o login em outros sites e plataformas. E não esqueça de manter o antivírus e demais medidas de proteção do dispositivo, seja computador, smartphone ou videogame, em dia.

  • Esteja sempre atento

Apesar do jogo ser um momento de descontração, é preciso estar sempre atento. Então, desconfie de ofertas tentadoras, como descontos altos para compra de expansões ou acessórios, pois podem ser uma estratégia para roubo de dados ou para induzir o jogador a clicar em links infectados. Ao conversar com outros usuários, jamais forneça informações pessoais. 

Além disso, ao perceber que um jogador avança muito rapidamente as etapas, reporte imediatamente à plataforma, uma vez que a maioria delas possui uma política rígida contra trapaceiros. Outra recomendação é sempre bloquear usuários caso receba ameaças ou ofensas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais!