Os dados digitais são essenciais para o sucesso das empresas, já que informações sobre clientes, processos e finanças, por exemplo, são usadas para a tomada de decisões estratégicas. Assim, perder esses arquivos pode gerar prejuízos significativos para a operação e a reputação dos negócios.
Atualmente, os HDs e SSDs ainda são dispositivos de armazenamento muito utilizados pelas companhias, tanto nos computadores quanto externamente, como backup, podendo guardar um grande volume de documentos digitais. Porém, o que fazer ao notar que a mídia foi formatada, seja acidentalmente ou propositalmente, e arquivos importantes foram apagados?
A seguir, explicaremos como recuperar dados de HD ou SSD formatado. Continue lendo para saber mais!
Primeiros passos
Ao notar a perda de dados em um HD ou SSD, é fundamental agir com cautela, pois as ações erradas podem tornar as informações irrecuperáveis. Portanto:
- Evite continuar usando o dispositivo: quanto mais o dispositivo é usado, maiores são as chances de que novos dados sobrescrevam os arquivos antigos, dificultando ou impossibilitando a recuperação.
- Não formate ou reinstale o sistema operacional: ao tentar formatar ou reinstalar o sistema operacional, o usuário pode complicar ainda mais o processo de recuperação, já que o sistema pode sobrescrever áreas cruciais onde os dados estavam armazenados.
- Não siga dicas da internet: existem guias amadores que sugerem soluções que podem agravar a situação quando não são executadas por alguém com conhecimento técnico, tornando os arquivos permanentemente inacessíveis.
Mesmo que o usuário saiba o motivo da perda dos arquivos, como no caso da formatação, a recomendação é recorrer a um serviço especializado em recuperação de dados. Apenas os profissionais possuem o conhecimento técnico necessário para identificar o problema e solucioná-lo para obter os documentos de maneira eficaz.
Como funciona a recuperação de dados
Com o dispositivo em mãos, o profissional fará uma análise inicial com testes de hardware e software para identificar exatamente o problema. Após conhecer a causa do apagamento dos dados, ele utilizará técnicas e softwares específicos para reconstruir dados corrompidos ou todos os arquivos excluídos com a maior integridade possível.
Antes de devolver os arquivos ao cliente, o especialista realiza testes para verificar a qualidade das informações recuperadas, garantindo que não haja corrupção ou perda de informações. Se o HD ou SSD estiver comprometido, os dados recuperados são transferidos para uma mídia segura, como um novo disco rígido ou em um serviço de armazenamento na nuvem.
Aposte em uma empresa de confiança
Com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados, a CBL Tech possui mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados. Inclusive, a empresa foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados.
A empresa disponibiliza atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados. O diagnóstico é gratuito e é possível ter os dados em mãos em até 72 horas após a aprovação do projeto ou em até cinco dias em outros casos.
A CBL possui instalações próprias e ferramentas de ponta, garantindo que os clientes recebam a mesma qualidade e tecnologia aplicada ao serviço em qualquer unidade no Brasil ou no mundo.
Clique aqui e fale com a gente!