A perda de dados pode ser uma experiência devastadora para qualquer empresa, afetando a reputação e causando prejuízos financeiros. Embora as tecnologias de armazenamento de informações estejam sempre evoluindo, as fitas magnéticas ainda são uma das opções mais confiáveis e econômicas para armazenamento. 

No entanto, como qualquer meio físico de armazenamento, elas também estão sujeitas a falhas e danos. Entre as principais causas, estão cabeçote danificado, fitas rompidas ou desenroladas, falhas elétricas ou mecânicas e acidentes com água ou fogo. 

Quem já passou por alguma dessas situações sabe que a situação exige cuidados especiais para evitar perder dados definitivamente. Por isso, confira dicas para recuperar dados de fitas magnéticas:

  • Não force a leitura da fita magnética

Ao perceber que a fita magnética apresenta algum problema, não se desespere, nem tente acessar o conteúdo a todo custo. A recomendação é apenas ejetar a mídia caso seja possível – caso contrário, mantenha as fitas onde estão.

  • Cuidado com dicas da internet

Basta uma simples busca na internet para acessar várias dicas para recuperar dados. Contudo, desconhecer a origem do problema e não ter as ferramentas e os softwares necessários pode agravar a situação, tornando a recuperação mais difícil ou até mesmo impossível.

  • Não mexa nos cartuchos

Mesmo que a causa do problema seja obviamente física, não mexa nos cartuchos. Assim como no caso anterior, qualquer tentativa pode piorar o problema.

  • Procure uma empresa especializada

É fundamental buscar o auxílio de profissionais especializados. Eles possuem o conhecimento, os equipamentos e as técnicas adequadas para lidar com a recuperação de dados de fitas magnéticas, aumentando as chances de sucesso.

Além disso, um serviço especializado oferece segurança e confiabilidade, garantindo que os dados sejam recuperados de forma eficiente e sem comprometer a integridade das informações. O processo é composto de seis etapas:

  1. Identificação da causa da perda dos dados;
  2. Avaliação da extensão dos danos;
  3. Uso de equipamentos e softwares para recuperar as informações;
  4. Extração e reconstrução de partes danificadas dos arquivos;
  5. Verificação da integridade dos dados;
  6. Transferência dos arquivos para um meio seguro de armazenamento, seja uma nova fita magnética, outra mídia física ou a nuvem.

CBL Tech tem mais de 25 anos de experiência em recuperação de dados

A CBL Tech possui mais de 25 anos de experiência na recuperação de dados com o auxílio de tecnologias mundialmente reconhecidas e profissionais capacitados. A empresa disponibiliza atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo em feriados. O diagnóstico é gratuito, e é possível ter os dados em mãos em até 72 horas após a aprovação do projeto ou em até cinco dias em outros casos. 

A CBL possui instalações próprias e ferramentas de ponta, garantindo que os clientes recebam a mesma qualidade e tecnologia aplicada ao serviço em qualquer unidade no Brasil ou no mundo. A empresa foi listada pela Forbes Advisor como a melhor empresa para recuperação emergencial de dados. 

Clique aqui e fale com a gente!