Os dados são um dos ativos mais importantes das empresas. Eles são essenciais para o planejamento estratégico dos negócios na chamada cultura data driven. Diante dessa relevância, as informações, que hoje são majoritariamente digitais, também se tornaram fundamentais para investigações criminais, litígios civis e questões de conformidade regulatória.

A computação forense é a área da ciência da computação responsável por coletar, analisar e apresentar dados e evidências digitais para auxiliar na resolução de vários tipos de crime, tais como cibernéticos e do colarinho branco. É um segmento que tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que as provas eletrônicas são tão importantes quanto as físicas atualmente.

O que são dados forenses e evidências digitais

Os dados forenses são informações digitais coletadas, preservadas, analisadas e apresentadas em tribunais de justiça ou em investigações legais. Eles podem incluir registros de atividades em sistemas e dispositivos móveis, logs de conexão e registros de transações financeiras, por exemplo. Ou seja, são o rastro deixado por uma determinada atividade.

Já as evidências digitais são elementos como arquivos de texto, e-mails, fotos, vídeos, registro de chamadas e histórico de navegação que podem ajudar a apoiar ou refutar alegações durante uma investigação ou processo legal. Cabe ao profissional forense coletar esses arquivos que, eventualmente, podem ter sido apagados ou danificados.

Como funciona a coleta de dados forenses e evidências digitais

De maneira geral, o profissional forense utiliza um conjunto de técnicas e programas específicos para localizar os dados desejados. Entre as possibilidades, está a identificação da fonte de vazamento de documentos e qual usuário apagou ou alterou algum arquivo. O especialista também é capaz de recuperar informações que tenham sido excluídas ou danificadas, seja propositalmente ou acidentalmente.

É possível analisar diversas mídias digitais, como notebooks, desktops, smartphones, HDs e SSDs, para encontrar todos os elementos necessários. Além disso, pode ser necessário recuperar metadados que fornecem informações sobre a criação, o acesso e a modificação de documentos. Por fim, o profissional elabora um relatório com os resultados obtidos, detalhando como o processo foi executado.

Em resumo, a coleta de dados forenses e evidências digitais envolve:

  • Identificação das mídias ou dos sistemas que podem ter as informações necessários;
  • Aplicação de técnicas e programas para localizar, coletar e analisar os documentos;
  • Se necessário, recuperação dados digitais por meio de técnicas específicas para cada mídia;
  • Análise da integridade das informações obtidas;
  • Elaboração do relatório contendo todas as informações necessárias para que tenha validade na Justiça.

CBL tem mais de 25 anos de experiência na área

A CBL Tech oferece os serviços e a especialização necessários para coletar evidências a partir de sistemas de informática, além da capacidade de análise forense de mídias de armazenamento à procura de dados apagados, escondidos e danificados acidental ou propositalmente.

A empresa fornece um relatório completo especificando como a mídia foi tratada e como o teste forense foi realizado, além de um documento com registro de auditoria detalhada da mídia. Ela também disponibiliza um funcionário como testemunha especializada para relatar os processos e ferramentas envolvidas no procedimento.

Clique aqui e fale conosco.