Sejam registros de clientes, relatórios financeiros ou documentos confidenciais, os dados são essenciais para o funcionamento e o sucesso de uma organização atualmente. Por isso, perder dados pode representar prejuízos financeiros e à reputação, e pode até mesmo prejudicar a continuidade dos negócios.
Neste cenário, contar com um serviço de recuperação de dados é fundamental para minimizar impactos ao negócio. A seguir, vamos explorar três situações em que arquivos digitais perdidos podem ser recuperados, garantindo que a empresa possa voltar a operar normalmente o quanto antes.
1- Erro humano:
Um dos motivos mais comuns da perda de dados é o erro humano, tais como exclusão acidental, formatação inadequada de dispositivos e falha ao seguir procedimentos de segurança. Há, ainda, situações em que pessoas mal-intencionadas podem excluir documentos propositalmente.
2- Falhas do dispositivo:
As mídias físicas de armazenamento são suscetíveis a falhas. Isso pode ocorrer devido a desgaste, problemas de alimentação ou defeitos no hardware. Um HD, por exemplo, pode ter uma partição corrompida, enquanto as fitas magnéticas podem ter problemas por causa de cartuchos danificados, fitas rompidas ou desenroladas, cabeçote danificado ou desalinhado, arquivos violados por falhas elétricas ou mecânicas.
3- Desastres naturais:
Desastres naturais, como inundações e incêndios, também podem levar à perda de dados quando os equipamentos de armazenamento são danificados fisicamente. Mesmo que o dano pareça irreversível, empresas especializadas podem recuperar os dados contidos nos dispositivos.
Como funciona a recuperação de dados
O processo de recuperação de dados varia de acordo com a gravidade e complexidade da situação. Com a mídia em mãos, o profissional irá avaliar o cenário para determinar o que resultou na perda das informações. O especialista faz testes de hardware, analisa o sistema de arquivos e usa outras técnicas pertinentes.
Esse primeiro passo também permite determinar a extensão do problema – por isso é empregado mesmo em ocasiões em que a causa do dano é óbvia, como quando o equipamento foi molhado, quebrado ou foi queimado em um incêndio.
Após o diagnóstico, o profissional reconstrói os arquivos corrompidos, extrai dados de setores defeituosos do disco ou restaura dados excluídos com o auxílio de técnicas e softwares próprios para recuperação de dados. Antes de devolver os arquivos ao cliente em uma mídia segura caso a antiga seja inutilizada, ele realiza testes de qualidade para confirmar que as informações foram devidamente recuperadas.
Fique atento porque a internet está recheada de dicas e softwares que prometem solucionar o problema, mas a recomendação é sempre contar com um especialista. Qualquer interferência amadora pode agravar a situação e tornar os arquivos inacessíveis e irrecuperáveis. Se for urgente, existem serviços emergenciais para restauração das informações – saiba mais aqui.
A CBL Tech é líder mundial em recuperação de arquivos e possui mais de 25 anos de experiência no mercado. O diagnóstico é gratuito e, caso não seja possível reaver as informações, o cliente não paga pelo serviço. A empresa adota tecnologias globalmente reconhecidas e conta com profissionais altamente capacitados.
Clique aqui e fale com a gente!